MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Estudantes combinam matar aulas pelo Facebook

Uma convocação para cabular aula feita por estudantes do ensino médio da Argentina através do Facebook, originada na província de Mendoza, estendeu-se para outros distritos e pode atingir o país inteiro, o que vem sendo motivo e preocupação entre as au

Da Redação

·
Depois de combinar pelo Facebook 11 mil jovens deixaram de ir à escola
Icone Camera Foto por googleimagens.com
Depois de combinar pelo Facebook 11 mil jovens deixaram de ir à escola
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2010, 17:03:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma convocação para cabular aula feita por estudantes do ensino médio da Argentina através do Facebook, originada na província de Mendoza, estendeu-se para outros distritos e pode atingir o país inteiro, o que vem sendo motivo e preocupação entre as autoridades.

continua após publicidade

Alunos de sete distritos combinaram na semana passada via rede social Facebook que não compareceriam às aulas, o que na Argentina é conhecido como "rateada", um movimento originado em Mendoza (oeste do país), onde 11 mil jovens aderiram ao chamado na quarta-feira passada (28).

continua após publicidade

O convite coletivo poderá causar uma "rateada nacional" em 28 de maio, para a qual agora se pede que os participantes levem alimentos não perecíveis para serem doados durante manifestações em praça pública convocadas para a data.

continua após publicidade

A convocação das "rateadas" ocorre algumas semanas depois de o governo de Cristina Kirchner ter lançado um programa para doar netbooks a 3 milhões de estudantes secundários da educação pública, que somam 3,5 milhões segundo dados oficiais.

O ministro da Educação argentino, Alberto Sileoni, afirmou na quinta-feira que é necessário considerar essas convocações "com atenção, mas sem drama", mas enfatizou que a escola é um espaço de formação, com regras, obrigações e limites.

continua após publicidade

Sileoni admitiu que a atitude dos estudantes pode estar vinculada com o fato de o colégio "não conseguir contê-los, entediando-os" e afirmou que diante dessa situação foram criados canais de participação, como os conselhos de convivência.

continua após publicidade

Sobre essa questão, o ministro afirmou a emissoras de rádio que "se pode ver o problema, mas a solução não é faltar às aulas".

continua após publicidade

O Conselho Federal de Educação, integrado pelos secretários provinciais do setor, vai se reunir na próxima terça-feira (11) para tentar unificar uma posição frente ao movimento que ganha adeptos entre estudantes de 13 a 17 anos.

As convocações para faltar às aulas são "um fato da realidade que não pode ser ignorado e é necessário que seja tratado nas escolas a partir de perspectivas diferentes", disse à AFP Guillermo Golzman, diretor nacional de Ensino Médio.

Entre elas, Golzman citou "instâncias coletivas de participação com objetivos educativos, a perspectiva de projetos entre instituições e o desenvolvimento de atividades de formação extracurriculares".

A polêmica incluiu a poderosa entidade estudantil Ctera, cuja titular, Stella Maldonado, disse que ante o convite generalizado de não comparecer às aulas, as escolas devem "afastar-se dos extremos, ou seja, da repressão ou da complacência".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes combinam matar aulas pelo Facebook"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!