MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Internautas acusam Facebook de divulgar vida privada dos usuários

Com mais de 400 milhões de usuários no mundo após seis anos de existência, a rede social Facebook enfrenta várias acusações por violação da privacidade dos clientes.   Essas acusações foram reforçadas há algumas semanas, quando o site permitiu aos

Da Redação

·
 Fundandor do site diz que divulgação dos gostos em uma rede de amigos é normal
Icone Camera Foto por googleimagens.com
Fundandor do site diz que divulgação dos gostos em uma rede de amigos é normal
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2010, 19:25:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com mais de 400 milhões de usuários no mundo após seis anos de existência, a rede social Facebook enfrenta várias acusações por violação da privacidade dos clientes.

continua após publicidade

Essas acusações foram reforçadas há algumas semanas, quando o site permitiu aos usuários que assinalassem as páginas da internet que visitaram, o que registraria seus respectivos interesses.

continua após publicidade

Para o diretor e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a evolução da rede seria essa antecipação da personalização da web, mas muitos denunciam uma nova traição à vida privada.

continua após publicidade

"A internet está em um momento crucial", disse Zuckerberg ao apresentar a inovação em uma conferência em San Francisco no dia 21 de abril.

- Progredimos para uma internet que permitirá divulgar os gostos e atividades a uma rede de amigos conhecidos.

continua após publicidade

Mas para Kurt Opsahl, um advogado da organização de defesa dos direitos dos internautas Electronic Frontier Foundation, "passamos de uma situação onde não tínhamos um controle suficiente para outra na qual o Facebook torna públicas categorias inteiras de informações, em uma lógica de negócios".

continua após publicidade

- Parece que desejam ir aos sites e afirmar: 'temos todos estes tesouros em informações de nossos usuários, o que vocês nos dão em troca?", completa Opsahl.

continua após publicidade

A princípio, o Facebook apresentou a ideia de tornar públicas todas as compras online dos usuários, mas teve que recuar após a reação furiosa dos internautas.

Os diretores do Facebook dizem que não se trata de ganhar dinheiro, já que a inovação não resulta em nada para a empresa.

continua após publicidade

Zuckerberg afirma que "isso não tem realmente um impacto sobre o direito à vida privada".

continua após publicidade

O grupo destaca ainda que nada é feito pelas costas dos usuários, que precisam clicar em um link para permitir a identificação das páginas que visitam.

Mas muitos estão apreensivos com a possibilidade dos "perfis públicos" dos usuários do Facebook serem divulgados, e que um número crescente de dados sejam disponibilizados publicamente, em particular por meio de "páginas comunitárias", que reúnem os fãs de um grupo, por exemplo.

O analista independente Rob Enderle, relativiza os riscos.

- Em troca de qualquer serviço gratuito [como o Google] é preciso dar algo em troca - nesse caso são divulgados dados de sua vida cotidiana. Pelo que eu sei, o Facebook não vende o nome dos usuários à máfia. Penso que é uma tempestade em copo d'água. No fim das contas, ninguém é obrigado a utilizar o site.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Internautas acusam Facebook de divulgar vida privada dos usuários"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!