MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Cérebro precisa ser exercitado para não atrofiar

Todo mundo sabe que é preciso fazer exercícios para manter o corpo saudável e evitar problemas mais sérios no futuro, mas poucas pessoas imaginam que o cérebro também precisa de “malhação”, explica a psicóloga Carla Correia, especializada em programaçã

Da Redação

·
 Pessoas que leem muito devem fazer, por exemplo, charadas matemáticas ou jogar Imagem e Ação
Icone Camera Foto por Foto por ThinkStock
Pessoas que leem muito devem fazer, por exemplo, charadas matemáticas ou jogar Imagem e Ação
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2010, 15:48:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Todo mundo sabe que é preciso fazer exercícios para manter o corpo saudável e evitar problemas mais sérios no futuro, mas poucas pessoas imaginam que o cérebro também precisa de “malhação”, explica a psicóloga Carla Correia, especializada em programação neurolinguística.

continua após publicidade

- Para ficar forte, o cérebro precisa de exercícios mentais. Tem de sair do automático e fazer coisas que exijam atenção e concentração.

continua após publicidade

Carla é dona da Estratégias e Comportamento Humano, empresa que, há dois anos, dá cursos de neuróbica – como é chamada a malhação cerebral – para executivos, profissionais liberais e estudantes. A psicóloga explica que o curso tem duração de dois dias, custa R$ 900 e tem o objetivo de ensinar as pessoas a fugir da acomodação mental.

continua após publicidade

Carla conta que, graças aos aparelhos de ressonância magnética, eletroencefalografia e tomografia computadorizada, nos últimos dez anos os neurocientistas descobriram que “a capacidade de processamento e de armazenamento do cérebro é ilimitada”.

Mas para que nossa massa cinzenta funcione bem e crie novos neurônios – que se repõem apesar da idade – é preciso uma alimentação com muita proteínas, pouca gordura e vitaminas C, D e E, exercícios físicos e uma boa noite de sono.

continua após publicidade

Esse processo, chamado de neurogênese, pode ser prejudicado por drogas, álcool e pelo estresse. Mas a novidade é que, até pouco tempo, os cientistas achavam que os neurônios morriam – agora, eles já sabem que eles podem nascer de novo. Basta exercitar diferentes partes do cérebro.

continua após publicidade

Os cientistas descobriram também que o cérebro pode se atrofiar quando usamos os mesmos caminhos para resolver problemas. O segredo é praticar pelo menos três exercícios mentais diferentes por dia, que exercitem as áreas menos usadas no dia a dia, explica a psicóloga.

continua após publicidade

- Se uma pessoa lê muito, deve fazer cálculos matemáticos ou jogos de raciocínio e de visão especial.

Pessoas que vivem esquecendo onde deixaram seus objetos ou que perdem o fio da meada quando são interrompidas precisam fazer neuróbica. Foi o que aconteceu com a gerente de RH (Recursos Humanos), Simone Penteado, que fez o curso de Carla há três anos e conseguiu melhorar bastante o desempenho de seu cérebro.

continua após publicidade

- Hoje, foco nas situações que estou vivendo, não me perco mais quando estou falando, nem esqueço mais as coisas por aí. Mas faço os exercícios todos os dias.

continua após publicidade


Até o filho de Simone, que tinha déficit de atenção e dislexia, fez o curso e obteve 70% de acertos em testes simulados para a Academia Militar das Agulhas Negras, a Aman.

Há um mês, depois de conciliar o trabalho em uma empresa de estacionamento com o de consultora na empresa de Carla, Simone pediu demissão do cargo que ocupava há 18 anos, e passou a se dedicar exclusivamente à neuróbica.

A consultora recomenda o curso para pessoas que têm medo de falar em público; a profissionais de saúde, para que consigam passar as informações aos seus pacientes de forma clara e tranquila; e aos pais, para que consigam tratar os filhos com paciência em momentos de estresse e não explodam de forma inconsciente.

Segundo os especialistas, nunca é tarde, nem cedo, para exercitar o cérebro. O importante é viver inventando novas maneiras de malhar a massa cinzenta, acrescenta Carla.

- Se a pessoa fizer sempre palavras cruzadas vira hábito e deixa de ser neuróbica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Cérebro precisa ser exercitado para não atrofiar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!