MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Hawking diz que será possível viajar ao futuro

O astrofísico e pesquisador britânico Stephen Hawking enxerga a possibilidade de que o ser humano terá a capacidade de construir uma nave espacial tão veloz que permitirá viajar no tempo e avançar várias gerações no futuro.   O professor expõe essa

Da Redação

·
 A viagem se baseia na teoria da relatividade, segundo a qual o ritmo do tempo dos objetos se desacelera à medida que eles são acelerados
Icone Camera Foto por Foto por Getty Images
A viagem se baseia na teoria da relatividade, segundo a qual o ritmo do tempo dos objetos se desacelera à medida que eles são acelerados
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2010, 10:56:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O astrofísico e pesquisador britânico Stephen Hawking enxerga a possibilidade de que o ser humano terá a capacidade de construir uma nave espacial tão veloz que permitirá viajar no tempo e avançar várias gerações no futuro.

continua após publicidade

O professor expõe essa teoria no documentário O Universo de Stephen Hawking, transmitido neste domingo (2) pelo canal Discovery Channel.

continua após publicidade

Para Hawking, viajar para o futuro seria possível com base nas teorias da relatividade de Albert Einstein, segundo as quais o ritmo do tempo dos objetos se desacelera à medida que eles próprios são acelerados no espaço. Para automóveis e aviões, esse efeito é imperceptível, mas a nave espacial idealizada por Hawking estaria totalmente exposta ao fenômeno devido a sua grande velocidade.

continua após publicidade

De acordo com o jornal The Sunday Telegraph, Hawking explica no programa que essa nave poderia chegar, em teoria, a uma velocidade de um bilhão de quilômetros por hora. Por isso, deveria ser construída em uma escala gigantesca simplesmente para poder transportar todo o combustível necessário.

- [A nave] levaria seis anos em potência máxima para alcançar essa velocidade. Depois dos dois primeiros anos, alcançaria a metade da velocidade da luz e estaria bastante longe do Sistema Solar. Após outros dois anos, chegaria a 90% da velocidade da luz.

continua após publicidade

Dois anos após funcionar em potência máxima, a nave alcançaria sua velocidade mais alta, 98% da velocidade da luz, "e cada dia na nave seria um ano na Terra", diz o cientista.

continua após publicidade

- A essas velocidades, uma viagem ao final da galáxia levaria 80 anos para quem estivesse a bordo.

No entanto, o cientista, que reconhece ter perdido sua anterior "cautela" no momento de comentar temas considerados "heresias" na comunidade científica, disse não acreditar na possibilidade de viajar ao passado, nem por meio de "buracos" ou "atalhos" entre diferentes partes do Universo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Hawking diz que será possível viajar ao futuro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!