Entretenimento

Spray alemão transforma machões em fofos

Da Redação ·
 Produzida no cérebro, oxitocina é relacionada à bondade
fonte: Getty Images
Produzida no cérebro, oxitocina é relacionada à bondade

Pesquisadores da Alemanha dizem ter criado o "spray da sensibilidade", que torna homens mais afetivos em seus relacionamentos com humanos. O produto usa um hormônio chamado oxitocina, que é produzido pelo cérebro e é associado a sentimentos como a bondade e a solidariedade.

continua após publicidade

Nos testes, realizados pelos cientistas da Universidade Friedrich-Wilhelms, em Bonn, 24 voluntários receberam, pelo nariz, o spray de oxitocina. Um outro grupo com o mesmo número de pessoas inalou o placebo, que é uma dose "de mentira", sem qualquer substância relevante.

continua após publicidade

As pessoas, então, tiveram de olhar imagens "tocantes", como uma criança chorando, uma garotinha abraçando um gatinho e um homem de luto. Ren Hurlemann, um dos pesquisadores, disse ao jornal Daily Mail que "os homens que receberam a oxitocina registraram níveis de empatia maiores do que os que receberam o placebo". Os voluntários que inalaram o spray mostraram inclusive "níveis de sensibilidade geralmente encontrados em mulheres".

A ideia é usar o produto no tratamento de doenças como a esquizofrenia, que faz com que as pessoas apresentem dificuldades de relacionamento e também isolamento social.