Entretenimento

Artesão faz réplicas de monumentos de Arapongas

Da Redação ·
 Robson Alcaraz é artesão em Arapongas
fonte: Delair Garcia/Tribuna do Norte
Robson Alcaraz é artesão em Arapongas

Num mundo onde as imagens podem ser multiplicadas e ampliadas com um simples click, é até difícil imaginar alguém debruçado horas e horas para conseguir reproduzir os elementos do cotidiano. O artesão araponguense Robson Alcaraz, 52 anos, não só reproduz tudo nos mínimos detalhes, como também, faz questão de reduzir as suas criações a miniaturas. A graça do seu trabalho está justamente no tamanho aliado à perfeição. 

continua após publicidade

Ele chama atenção com as réplicas de monumentos marcantes da Cidade dos Pássaros, como a Igreja Matriz. Ele usou madeira e massa plástica para moldar a peça. Para dar um toque ainda mais real, Robson utilizou a máquina de um relógio de pulso, que simula os grandes ponteiros e números da igreja, localizada no centro da cidade. “Faço esses detalhes para tornar a miniatura, que também considero uma réplica, ainda mais real”, avalia. A obra, em exposição no recém-reinaugurado Mercado Municipal, encanta os visitantes.

Outra peça do artesão que faz sucesso no mercado de Arapongas é a Igreja Santíssima Trindade, que fica na Rua Tuim, na Vila Triângulo. Robson esculpiu a miniatura e madeira e alguns detalhes foram feitos com massa plástica. A maquete de um casarão muito conhecido na cidade, localizado na Rua Avestruz, esquina com a Rua Tucanos, também à venda e em exposição no Mercado Municipal. Quem olha a miniatura e conhece a mansão, reconhece na hora o local. 

continua após publicidade

Leia matéria completa na edição deste sábado (27/07)