Entretenimento

Polícia apreende PC de blogueiro que revelou o suposto novo iPhone 4G

Da Redação ·
 O editor diz que o telefone foi encontrado em um bar durante o aniversário de um funcionário da Apple e repassado para ele
fonte: Reprodução R7
O editor diz que o telefone foi encontrado em um bar durante o aniversário de um funcionário da Apple e repassado para ele

A polícia americana apreendeu o computador e outros equipamentos do blogueiro Jason Chen, editor do site especializado Gizmodo, como parte das investigações sobre um suposto novo iPhone 4G que foi parar nas mãos de Chen. Ele fotografou o aparelho e publicou as imagens na internet.

continua após publicidade

O caso é tratado como roubo, já que até agora não há informações claras como o telefone passou da pessoa que o teria encontrado para um intermediário que pode ter vendido o celular ao jornalista. Ele conta que o telefone foi achado em um bar e pertence a um engenheiro de software da Apple chamado Gray Powell. A declaração do Gizmodo é que se o telefone foi roubado, o site não foi informado de que isso aconteceu.

continua após publicidade

O grupo de mídia ao qual pertence o Gizmodo criticou a ação da polícia e explicou que a atitude fere a liberdade de imprensa que existe nos Estados Unidos. A lei americana proíbe que materiais jornalísticos usados para divulgação pública sejam confiscados dos profissionais da área, inclusive durante investigações criminais.

De acordo com o Gizmodo, o telefone foi deixado no bar no dia do aniversário de 27 anos do engenheiro. Após o vazamento das fotos, a Apple enviou uma carta ao Gizmodo com um pedido para o site devolva o aparelho. Bruce Sewell, vice-presidente e conselheiro geral da Apple, assina a carta e pergunta quando o telefone pode ser retirado.