MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Chimpanzés têm consciência da morte, diz estudo

Os chimpanzés parecem muito conscientes da morte, assim como os humanos, segundo um estudo baseado em observações publicado nesta segunda-feira (26).   James Anderson, da Universidade de Sitling do Reino Unido, principal autor de uma das pesquisas

Da Redação

·
 O estudo descreve as últimas horas e a morte de uma chimpanzé fêmea de idade avançada
Icone Camera Foto por Getty Images
O estudo descreve as últimas horas e a morte de uma chimpanzé fêmea de idade avançada
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.04.2010, 08:29:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os chimpanzés parecem muito conscientes da morte, assim como os humanos, segundo um estudo baseado em observações publicado nesta segunda-feira (26).

continua após publicidade

James Anderson, da Universidade de Sitling do Reino Unido, principal autor de uma das pesquisas publicadas na revista americana Current Biology explicou sobre a consciência da morte.

continua após publicidade

- Vários fenômenos foram considerados em um ou outro momento separando o homem das outras espécies, como a capacidade de raciocinar, de falar ou de utilizar ferramentas e a consciência de si mesmo, antes de a ciência demonstrar que essas divisões são, na realidade, mais relativas. A consciência da morte é um desses fenômenos psicológicos atribuídos durante um longo tempo somente aos humanos.

continua após publicidade

O pesquisador conta que os resultados foram surpreendentes.

- As observações que temos feito em chimpanzés relacionando a perda de seu par e nos últimos momentos de vida, indicam que eles têm muita consciência da morte e, provavelmente, de maneira muito mais desenvolvida do que se suspeitava.

continua após publicidade

O estudo descreve as últimas horas e a morte de uma chimpanzé fêmea de idade avançada, que vivia em um pequeno grupo de primatas numa reserva na Escócia. Todos esses momentos foram filmados.

continua após publicidade

Nos dias que precederam a morte da fêmea, o grupo esteve muito silencioso e com a atenção concentrada nela, segundo Anderson. Muito pouco tempo antes de morrer, seus companheiros fizeram muito carinho e a enfeitaram.

Os pesquisadores dizem que esses gestos, nos últimos instantes, buscavam determinar se ela ainda estava com vida. Quando chegou a morte, o grupo se afastou do corpo, mas pouco depois, a chimpanzé apontada como sua filha mais velha voltou para permanecer durante toda a noite próxima à fêmea morta.

Em um segundo estudo, os autores observaram duas mães de chimpanzés que vivem livres. Elas continuaram carregando o corpo mumificado de seus filhotes durante semanas, após a morte deles em consequência de uma infecção respiratória.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Chimpanzés têm consciência da morte, diz estudo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!