Entretenimento

Parábola do Semeador

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Parábola do Semeador
fonte:
Parábola do Semeador

“O que caiu em terra boa, são aqueles que, ouvindo com o coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão bons frutos pela perseverança.” (Lucas 8,15- Bíblia). 

continua após publicidade

                                             ***

“Muitos olham e não veem... ouvem e não entendem...” (Marcos 4.11). 

continua após publicidade

Jesus frequentemente usava parábolas para ilustrar profundas verdades divinas. Vejamos a Parábola do Semeador que aparece no Evangelho de Mateus 13, Marcos 4 e Lucas  8.

***

O semeador lançou a semente. Uma parte da semente caiu ao longo do caminho, e vindo os pássaros do céu a comeram.

continua após publicidade
confira também

Outra parte caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; mas logo ela nasceu porque a terra não tinha profundidade. Porém, o sol a queimou em seguida e como não tinha raízes para ser sustentada ela secou. Outra parte, caiu no meio dos espinhos, só que os espinhos cresceram e a sufocaram. 

Enfim, os restantes das sementes caíram em boa terra, e deram frutos, alguns grãos rendendo cento por um, outros sessenta e outros trinta. Análise da parábola de Jesus é a seguinte: O semeador que lançou as sementes é o próprio Jesus, e a semente são a palavra de Deus. Quando vemos Jesus nos Evangelhos citados proferindo a Parábola do Semeador, devemos analisar com atenção, pois existem vários tipos de solo, em que a semente é lançada. E estes solos simbolicamente retratam o coração de cada ser aqui reencarnado. Ao longo do caminho muitos escutam a palavra de Deus e de seu filho Jesus, mais vem o maligno e arrebata o que havia sido semeado e tudo se desfaz rapidamente.

As pessoas enquadradas nesse patamar vibratório estão preocupadas exclusivamente com as coisas materiais, fechando os ouvidos para as coisas do espírito. O que acontece a sua volta não lhe causa nenhum impacto. O foco de atenção é só com ela, vê o sofrimento do outro, mas não fica afetada. Só o seu mundo lhe diz respeito. 

continua após publicidade

Quando lhe acomete algo de ruim, ela se lembra da Palavra, mas depois esquece o que aprendeu e continua no mesmo processo vibratório. Já a semente que caiu no meio das pedras, é aquela que recebe a Palavra de Deus com certa alegria, porém tudo que aprendeu e viu, logo passa, pois ela não fincou as raízes no solo. Seu campo vibratório é quase igual o de cima. 

A semente que caiu no meio dos espinhos, ouve a palavra de Deus, mas o que lhe interessa e a sedução das riquezas, do glamour, do status e por aí vai... Quando algum infortúnio bate a sua porta, ela lembra sutilmente da Palavra, mais como seu grau materialista é elevado, também logo esquece o que aprendeu ou às vezes acha tudo ilusório. Já a semente que caiu em terra firme, está simbolicamente enquadrada nos que escutam a palavra de Deus e de seu filho Jesus, e lhe prestam atenção nos ensinamentos do Evangelho.

*Pensemos seriamente nesta parábola ensinada por Jesus começando a analisar seriamente se não estamos enquadrados no meio de alguma semente, pois nem sempre o nosso coração é bom e generoso. Mesmo que às vezes fiquemos perdidos pelo caminho, devemos procurar ouvir a Palavra de Deus, nos reeducando nos ensinamento do Espírito Santo e dos mentores de luz e angelicais, os quais estão sempre nos ajudando e nos orientando neste mundo de expiação e desencontros.