MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Cientistas descobrem a corrente de água mais profunda do mundo

Pesquisadores japoneses e australianos descobriram a mais de 3 km de profundidade, na plataforma marítima da Antártida uma corrente fria de água considerada por especialistas como a mais profunda e densa do mundo. O volume dela equivale a 40 vezes ao d

Da Redação

·
 A novidade é importante porque a corrente é parte fundamental de um padrão de circulação dos oceanos que ajuda a controlar o clima no planeta
Icone Camera Foto por J. Kietzmann/ National Science Foundation/Reprodução
A novidade é importante porque a corrente é parte fundamental de um padrão de circulação dos oceanos que ajuda a controlar o clima no planeta
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2010, 10:03:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores japoneses e australianos descobriram a mais de 3 km de profundidade, na plataforma marítima da Antártida uma corrente fria de água considerada por especialistas como a mais profunda e densa do mundo. O volume dela equivale a 40 vezes ao do rio Amazonas.

continua após publicidade

A novidade é importante porque a corrente é parte fundamental de um padrão de circulação dos oceanos que ajuda a controlar o clima no planeta.

continua após publicidade

Os cientistas já haviam detectado indícios dessa característica, mas de acordo com um estudo publicado neste domingo (25) na revista científica Nature Geoscience, já se tem a certeza.

continua após publicidade

Steve Rintoul, do Centro Cooperativo de Pesquisas do Clima e Ecossistemas da Antártida, comentou sobre a corrente.

- Não sabíamos se era uma parte significativa da circulação dos oceanos, agora temos a certeza que sim.

continua após publicidade

Ele explicou que trata-se da mais rápida já identificada, com uma velocidade de 20 cm por segundo e capacidade de transporte de 12 milhões de metros cúbicos por segundo das água fria e salgada da Antártida.

continua após publicidade

- Essas são as maiores velocidades que vimos até agora nessa profundidade, de 3 km abaixo da superfície, o que foi realmente uma surpresa para nós.

continua após publicidade

A corrente é parte de uma rede muito maior que atravessa os oceanos do mundo, agindo como uma esteira rolante para distribuir o calor ao redor do globo.

Os oceanos são também um grande estoque de CO2 (dióxido de carbono), o principal gás causador do efeito estufa que é emitido naturalmente pelo homem, principalmente pela queima de combustíveis fósseis.

continua após publicidade

A equipe usou equipamentos de medição ancorados ao fundo do mar em profundidades de até 4,5 km e registrou a velocidade da corrente, sua temperatura e salinidade durante um período de dois anos.

- As medições contínuas nos permitem, pela primeira vez, determinar a quantidade de água que a corrente profunda leva para o norte.

Ele disse que um ponto-chave para prever o clima é saber se a circulação vai se manter com a sua força atual ou se é sensível a alterações como as provocadas pelas mudanças climáticas, o que requer ainda mais melhorias nas medições da velocidade e do volume da água salgada fria ao redor da Antártida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas descobrem a corrente de água mais profunda do mundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!