Entretenimento

Obra de Shakespeare: Romeu e Julieta...

Da Redação ·
 Romeu e Julieta...
fonte:
Romeu e Julieta...

Encerramos o Dia dos Namorados com esta emocionante história de amor, escrita pelo mais famoso dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, que outrora eram inimigas. A historia passa-se em Verona, Itália, por volta de 1591, onde os personagens principais são Romeu e Julieta. Romeu pertence à família dos Montaques e Julieta dos Capulets.

continua após publicidade

***

O velho Capulet, pai de Julieta, dá uma grande festa, convidando todos os familiares e amigos. Como é evidente, a família dos Montaques não faz parte da lista dos convidados. Entretanto, como Romeu estava interessado em Rosaline, uma jovem que havia sido convidada para festa, entra disfarçado no evento do inimigo da sua família, para ver a tal jovem. Antes de procurar a jovem, a sua atenção vai para Julieta, apaixonando-se de imediato. Porém fica desiludido ao saber que ela é uma Capulet. Romeu não passa despercebido por Julieta, sem que saiba que ele é Montaques.

continua após publicidade

Mas tarde quando sabe que ele é filho do pior inimigo de seu pai, Julieta vai até a varanda e conta as estrelas do seu amor proibido. Romeu que estava escondido entre os arbustos perto da varanda, ouve a confissão de sua amada. Não resistindo sua paixão, ele fala a Julieta do amor que sente por ela. Então ambos pretendem se unir. E com a ajuda de um amigo de Romeu eles se casam secretamente no dia seguinte. Dois amigos de Romeu encontram com Tybalt, primo de Julieta, que está à procura de Romeu, para tomar satisfação, do por que ele foi à festa do seu tio sem ser convidado.

continua após publicidade

Ele encontra Romeu e começa a ameaçá-lo, mas Romeu procura ficar quieto, pois não quer se meter em brigas. Seu amigo Mercuito toma as dores e entra em duelo com o primo de Julieta, sendo atingido mortalmente por um golpe de espada. Romeu vendo o amigo sem vida, mata o primo de Julieta.

Esse episódio faz com que Romeu seja mais odiado pelos Capulets, sendo imediatamente expulso da cidade pelo príncipe de Verona. O pai de Julieta não sabia que sua filha estava casada, resolve casá-la com um jovem chamado Páris. Desesperada, Julieta pede ajuda ao frei Laurence, que a aconselha concordar com o casamento. Ele fala a ela que na manhã do casamento com Páris, ela deverá beber uma poção que ele irá preparar.

continua após publicidade

Essa poção tem a finalidade de fazer com que Julieta pareça morta. Depois do intento realizado, ele manda avisar Romeu para ir até o jazigo onde Julieta está, para que possam fugir quando passar o efeito da tal poção. Antes que o frei possa falar com Romeu, este fica sabendo da morte de sua amada. Desfeito pela dor, ele compra um frasco de veneno e vai até o jazigo onde está sua amada, só que encontra Páris, o futuro esposo de Julieta, e com todo ódio acaba matando-o. Já dentro do jazigo, ele bebe o veneno e morre ao lado de sua amada.

continua após publicidade

Momento depois acaba o efeito da poção e Julieta acorda, e assustada, vê a seu lado o corpo de seu marido. Nesse momento, o Frei entra e conta a Julieta o ocorrido. Inesperadamente, ela pega o punhal de Romeu e se mata, pois não tem mais motivos para viver...

***Esta obra de Shakespeare nos mostra que muitas vezes essa trama pode tornar-se realidade, quando o ódio, e o desencontro toma conta da alma humana. E um simples desentendimento pode transforma-se em grandes tragédias. Pensemos seriamente antes de  tomar qualquer decisão...