MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Ilha na Ásia abriga o inseto mais comprido do mundo

Uma rã sem pulmão e o inseto mais comprido do mundo fazem parte das 123 novas espécies descobertas durante os últimos três anos nas florestas tropicais da ilha de Bornéu, no sudeste da Ásia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo WWF (Fundo M

Da Redação

·
 Organização anuncia a descoberta de 123 espécies no local
Icone Camera Foto por AFP
Organização anuncia a descoberta de 123 espécies no local
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.04.2010, 14:36:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma rã sem pulmão e o inseto mais comprido do mundo fazem parte das 123 novas espécies descobertas durante os últimos três anos nas florestas tropicais da ilha de Bornéu, no sudeste da Ásia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza).

continua após publicidade



A descoberta foi feita em uma zona de 220 mil km2 de floreta frondosa, conhecida como o Coração de Bornéu e protegida desde 2007 pela Malásia, Indonésia e o sultanato de Brunei. Os três países compartilham a ilha de Bornéu.



Adam Tomasek, chefe do programa Coração de Bornéu do WWF, diz que a média é de três descobertas de novas espécies por mês – no total, o número chega a ao menos 600 em 15 anos.

continua após publicidade


– As descobertas demonstram a riqueza da biodiversidade em Bornéu e permitem esperar novos achados, alguns dos quais poderão contribuir para curar doenças como o câncer ou a Aids.



A região abriga dez espécies de primatas, mais de 350 pássaros, 150 répteis e anfíbios, assim como 10 mil plantas que não são encontradas em nenhuma outr parte do mundo. Entre as novas espécies achadas em 2008 figura uma rã de 7 cm e cabeça plana, a Barbourula kalimantanensis, que respira por meio da pele, já que não possui pulmões.



No mesmo ano, os pesquisadores descobriram descobriram o Phobaeticus chani, considerado o inseto mais comprido do mundo, com quase 36 cm (sem as antenas). Só foram achados três espécimes dessa bicho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Ilha na Ásia abriga o inseto mais comprido do mundo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!