Entretenimento

Estação Espacial Internacional ficará 5,2 km mais alta

Da Redação ·
 A plataforma perde entre 100 m e 150 m de altura por dia devido à gravitação terrestre
fonte: Nasa TV/Reuters
A plataforma perde entre 100 m e 150 m de altura por dia devido à gravitação terrestre

A altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) será elevada no próximo sábado (24) em 5,2 km, informou nesta quinta-feira (22) o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

continua após publicidade

A manobra, que durará 20 minutos e 46 segundos, será realizada com ajuda dos oito propulsores do cargueiro Progress M-04M.

continua após publicidade

Construída a partir de um projeto de US$ 100 bilhões (R$ 176 bilhões) que envolve 16 nações desde 1998, a ISS funcionará pelo menos até 2020. A plataforma serve para testar experiências científicas e a capacidade humana para viagens em longas distâncias.

continua após publicidade

A correção da órbita, que começará às 0h30 hora de Moscou (17h30 de sexta-feira, no horário de Brasília), tem como objetivo garantir as condições para o acoplamento do cargueiro Progress M-05M, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 28, assim como da nave Atlantis, que decolará em 14 de maio.

Além disso, a elevação será realizada depois da partida da nave Soyuz TMA-17, programada para 2 de junho.

continua após publicidade

Habitualmente a altura de órbita média da ISS, tripulada atualmente pelos russos Oleg Kotov, Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, os americanos Timothy Creamer e Tracy Caldwell Dyson e o japonês Soichi Noguchi, oscila entre 360 km e 330 km de altitude.

A plataforma perde entre 100 m e 150 m de altura por dia devido à gravitação terrestre, a atividade solar e outros fatores.