MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Robô ganha pele para ser aceito socialmente

Para um robô, a pele é muito mais do que uma questão estética: pode ser essencial para que seja aceito socialmente. Uma cobertura sensível pode evitar que essas máquinas machuquem alguém que esteja ao seu alcance.   Em maio, uma equipe de pesquisad

Da Redação

·
 Cientistas desenvolvem cobertura sensível para que máquinas não machuquem as pessoas
Icone Camera Foto por Nigel Treblin/AFP
Cientistas desenvolvem cobertura sensível para que máquinas não machuquem as pessoas
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.04.2010, 18:19:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Para um robô, a pele é muito mais do que uma questão estética: pode ser essencial para que seja aceito socialmente. Uma cobertura sensível pode evitar que essas máquinas machuquem alguém que esteja ao seu alcance.

continua após publicidade

Em maio, uma equipe de pesquisadores do IIT (Instituto Italiano de Tecnologia), em Gênova, vai enviar para vários laboratórios europeus as primeiras amostras de pele com sensibilidade criada para seu robô, o iCub. A informação foi revelada nesta segunda-feira (19) pela revista científica New Scientist.

continua após publicidade

A pele que o ITT e seus parceiros desenvolveram tem sensores de pressão flexíveis criados para que os robôs possam tocar nas coisas.

continua após publicidade

O especialista em robótica Giorgio Metta, do ITT, disse que um dos objetivos de transformar os robôs em humanoides é permitir que eles interajam de perto com as pessoas. Mas isso só será possível se a máquina tiver um certo grau de consciência do que estiver em contato com seus membros motorizados.

Pesquisadores já criaram várias formas de pele sensível. Cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, por exemplo, criaram o robô CS2, que recebeu algumas centenas de sensores numa pele de silício.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Robô ganha pele para ser aceito socialmente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!