Entretenimento

Duas em cada três pessoas não têm acesso à internet

Da Redação ·
 Uso da rede em casa supera acessos por lan houses, mostra pesquisa
fonte: googleimagens.com
Uso da rede em casa supera acessos por lan houses, mostra pesquisa

A internet é ferramenta indispensável para o dia a dia da população. Mas cerca de dois em cada três brasileiros (63%) dizem que não têm acesso algum à rede, esteja ela na própria casa, no trabalho ou na residência de parentes e amigos.

continua após publicidade

O número ainda está bastante distante dos países desenvolvidos - nos Estados Unidos, por exemplo, uma em cada quatro pessoas (25%) tem banda larga na própria casa. Apesar disso, o resultado é o menor dos cinco anos, segundo pesquisa Observador, da financeira Cetelem em parceria com a consultoria Ipsos.

continua após publicidade

Em 2005, 76% (três em cada quatro) das pessoas diziam não ter acesso à internet. Dos que acessam internet, 19% têm rede em casa e outros 11% navegam na web por outros locais, principalmente as lan houses.

continua após publicidade

O levantamento, feito com 1.500 consumidores de 70 cidades de regiões metropolitanas do país, mapeou dados sobre consumo na internet e mostrou que o acesso à rede tem ligação direta com a renda.

- A renda familiar média de quem já utilizou a internet [pelo menos uma vez] como fonte de consulta para compra é de R$ 2.130. A renda média entre os que não utilizam é de R$ 1.488.

continua após publicidade

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no fim de 2009 mostram que o acesso vem crescendo de forma acelerada no Brasil. No fim de 2008, a internet foi navegada por 56 milhões de brasileiros (35%) – um aumento de 75,3% em relação a 2005, quando pouco mais de 20% da população usavam a web.