MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Alunos da UTFPR aprendem a utilizar resíduos de bonés em suas criações

Dispostos a preservar o meio ambiente e reutilizar materiais que iriam para o lixo, o professor de Ecodesign, Nélio Pinheiro, e os alunos do 5º período de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, provaram

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.05.2013, 10:35:00 Editado em 27.04.2020, 20:30:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dispostos a preservar o meio ambiente e reutilizar materiais que iriam para o lixo, o professor de Ecodesign, Nélio Pinheiro, e os alunos do 5º período de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, provaram que é possível fazer moda de um jeito mais sustentável.

Durante dois semestres, professor e alunos criaram roupas, luminárias, tapetes, porta- trecos, tudo produzido com papelão e retalhos de tecidos. No rol e criações 100% com produtos reutilizados só não a poltrona, a xodó de Nélio. O professor comprou o móvel em um brechó, mas foi totalmente repaginado. Para conseguir a cara nova, os alunos e o professor utilizaram carneiras coloridas para obter a padronagem desejado, o xadraz. “É a minha preferida”, conta orgulhoso.

Ele explica que o objetivo da disciplina é projetar produtos que sejam mais sustentáveis. “A finalidade é que eles aprendam a aproveitar melhor a tecnologia para produzir itens que não prejudiquem a natureza”, diz o professor.
Para Pinheiro, este trabalho foi um desafio, já que o conceito sustentável é o futuro na área da moda. “Essa linha aumenta a cada dia. As pessoas estão mais conscientes e não querem usar algo que vá prejudicar o meio ambiente”, alerta.

O educador e a equipe da UTFPR pretendem levar este projeto para as ruas com o intuito de ajudar e conscientizar a comunidade sobre a importância de reciclar. “Ainda não temos algo concreto, mas a intenção é fazer com pessoas ajudem a preservar a natureza e ainda possam ganhar uma renda extra”, assinala.

A aluna e futura designer de Moda, Márcia Bragato de Godoi, 29 anos, está encantada com as possibilidades criativas para uma moda mais sustentável. A acadêmica exibe orgulhosa o porta-trecos que produziu durante as aulas de Ecodesign. O objeto tem a base de papelão com revestimento de carneira e foi finalizado com alguns detalhes de flores vermelhas, criadas também com o mesmo material.

Márcia, que é natural de Águas Lindóia, interior de São Paulo, destaca a importância da disciplina na futura profissão. “Aprendemos a criar produtos com a menor quantidade de resíduos possíveis, isso, consequentemente, vai causar menos impacto ao meio ambiente”, acredita.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Alunos da UTFPR aprendem a utilizar resíduos de bonés em suas criações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!