Entretenimento

Morre Ray Harryhausen, pioneiro dos efeitos especiais

Da Redação ·
 Seus filmes mais conhecidos são Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts) de 1963
fonte: divulgação
Seus filmes mais conhecidos são Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts) de 1963

Um dos grandes pioneiros dos efeitos especiais cinematográficos, Ray Harryhausen, faleceu no dia 7 de maio de 2013, aos 92 anos, em Londres, na Inglaterra. A notícia foi divulgada pela família do artista na página do Facebook, da Fundação Ray and Diana Harryhausen.

continua após publicidade

Raymond "Ray" Harryhausen nasceu em 29 de junho de 1920, em Los Angeles nos Estados Unidos. Começou sua carreira criando efeitos para filmes B, como O Monstro do Mundo Proibido (Mighty Joe Young), de 1949; A 20 Milhões de Milhas da Terra (20 Million Miles to Earth), de 1957; a trilogia Simbad: Simbad e a Princesa (The 7th Voyage of Sinbad), de 1958; A Nova Viagem de Simbad (The Golden Voyage of Sinbad), de 1974; e Sinbad Contra o Olho do Tigre (Sinbad and the Eye of the Tiger), de 1977.

Seus filmes mais conhecidos são Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts) de 1963 - filme com a famosa batalha de esqueletos -, e Fúria de Titãs (Clash of Titans), de 1981.

continua após publicidade

Ele é o inventor de um tipo de animação Stop Motion (técnica de animação quadro a quadro) conhecido como Dynamation.

Harryhausen influenciou várias gerações de cineastas, incluindo Steven Spielberg, George Lucas, Terry Gilliam, Peter Jackson e James Cameron.

Em 1992, ele foi homenageado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, durante a cerimônia de entrega do Oscar, com o prêmio Gordon E. Sawyer Award, para pessoas cujas invenções modificaram a indústria do cinema de maneira positiva. Seu nome foi incluso no Hall da Fama da Ficção Científica, em 2005.