Entretenimento

Apucarana: Acea prepara a 19ª Festa da Cerejeira

Da Redação ·
Acea prepara a 19ª Festa da Cerejeira
fonte: arquivo
Acea prepara a 19ª Festa da Cerejeira

Apucarana vai sediar de 20 a 23 de junho, a 19ª Festa da Cerejeira, um dos mais tradicionais eventos dos imigrantes japoneses no Paraná. A realização da festa foi oficializada  ontem ao prefeito Beto Preto, que recebeu a diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) e lideranças da colônia japonesa. 

continua após publicidade

“Viemos convidar o prefeito Beto Preto para prestigiar a festa que celebra os pioneiros e a imigração japonesa em Apucarana e no Paraná”, anunciou Satio Kayukawa, presidente da Acea. Neste 19º ano do evento, que também marca a reverência à florada das cerejeiras, árvore símbolo do Japão, a Acea será palco de apresentações artísticas, como o Taikô (tambores), Sakurá Odori (dança da Cerejeira), Bon Odori e outras atrações da cultura oriental e também regional.

continua após publicidade


Outro ponto alto da festa será o Salão do Automóvel, Feira da Indústria e Comércio, e a praça de alimentação, com destaque para os pratos da culinária japonesa, como o Sukyaki, Yakissoba, Udon, Sushi, Sashimi e Tempurá.


O prefeito agradeceu a visita dos diretores da Acea e de lideranças da comunidade nipônica de Apucarana. “A Festa da Cerejeira é a grande festa de Apucarana, a que tem maior alcance e que já está inserida calendário de eventos oficiais do Paraná”, ressaltou Beto Preto, assegurando que o Município irá manter uma parceria firme, apoiando a festa da colônia japonesa. 

continua após publicidade

Beto Preto adiantou que além da divulgação no site do Município e na mídia regional, também dará apoio em serviços e logística necessários para o sucesso do evento. “Estamos mantendo contato com o deputado André Vargas, vice-presidente da Câmara Federal, no sentido de reivindicar a liberação de recursos para a Festa da Cerejeira, via Ministério do Turismo”, adiantou o prefeito.

Participaram da audiência com o prefeito Beto Preto, o presidente da Acea, Satio Kayukawa, Paulo Yoshii, Sérgio Sassaki, Jorge Nishikawa, Jun Kokubo, Koiti Fakino,Jaime Miyazaki, Júlio Shimura, Kiyoshi Ishii, JoanaYoshida, Célia Yoshii, Yuri Takeda, Seusa Tanaka, Keniti Ishida, Sussumu Kurahashi, Sumio Ossaka e Tosio Sato.