Entretenimento

Truques para deixar a casa organizada

Da Redação ·
 Primeiramente para pensar em organização, se faz necessário dar um fim nos entulhos
fonte: divulgação
Primeiramente para pensar em organização, se faz necessário dar um fim nos entulhos

Depois das dicas imperdíveis de Fen Shui comentadas nas matérias anteriores, chegou a hora de conferir alguns truques para deixar a casa organizada, bonita e revitalizada. Sem contar depois à praticidade que ela irá oferecer.

continua após publicidade

Primeiramente para pensar em organização, se faz necessário dar um fim nos entulhos. A seguir vem uma boa faxina, lavando piso, azulejos, vidros, janelas, portas e armários.

Outra medida simples que tem poder de dar ânimo novo ao ambiente é lavar tapetes, dando preferência aos de nylon e polipropileno - um tipo de plástico - cortinas, cobertores, edredons ou deixá-los uma vez por semana ao sol, para exterminar os ácaros e os fungos.

continua após publicidade

Limpe também estantes, interior de armários, gavetas e não se esqueça de dar atenção especial aos documentos e papéis em geral, repassando-os por assunto e arquivando-os em pastas etiquetadas para facilitar a localização quando precisar deles.

Outra dica importante é dar uma volta pelos cômodos e ver o que deve ser mudado ou restaurado, como consertar fechaduras e puxadores das portas, trocar vidros rachados, substituir lâmpadas queimadas, pintar paredes, portas e janelas, dar uma cara nova para aquele sofá ou poltrona usando uma capa para cobri-los.

Ao fazer a seleção de cores nas paredes, opte pelas tintas antimofo ou antibacteriana, que têm a finalidade de evitar o crescimento de mofo e bactérias. Ambas já existem no mercado e são excelentes para deixar o ambiente saudável, evitando problemas respiratórios ou agravando o problema em quem já tem. Essas tintas também são aconselháveis para interiores de hospitais e clínicas.

continua após publicidade

Já que a ideia é revitalizar e repaginar. Que tal relacionar aquelas peças bonitas que são usadas somente em ocasiões especiais, e começar a usá-las no dia-a-dia? Não é uma ótima ideia? Sem contar que o resultado ficará ótimo!

Outro “deus nos acuda”, e manter sempre o guarda-roupa ou armário organizado. Para não se estressar, comece por etapas:

continua após publicidade

1º - Coloque em escala as roupas por estação. No verão deixe só as roupas que serão usadas nesta estação e separe as de inverno nas prateleiras superiores dobradas e limpas. Uma ótima opção também é colocá-las em um gavetão ou recipientes grandes de plástico ou acrílico. E assim sucessivamente.

continua após publicidade

2º - Organize as roupas em escala de cores também é uma ótima ideia na hora da escolha.
Separe as camisas, as blusas, peças íntimas etc.

3º - Organize seus sapatos, bolsas e acessórios de forma prática utilizando bandejas com divisórias para bijuterias, porta sapatos e caixas de acrílicos para guardar os sapatos de salto, botas e bolsas. Já os sapatos que se usa mais, devem ficar sempre à vista.

4º - Casacos de lã e couro. Os de lã devem ser virados do avesso e colocados no sol da manhã e os de couro colocados à sombra para arejar.

***

Com esses pequenos truques, você irá adquirir o hábito de deixar sua casa organizada e prática. E o que é mais importante: adeus às energias estagnadas que estavam atravancando sua vida.