Entretenimento

Mantenha seus cabelos bonitos e saudáveis neste verão

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Mantenha seus cabelos bonitos e saudáveis neste verão
fonte: Divulgação
Mantenha seus cabelos bonitos e saudáveis neste verão

Dias cada vez mais ensolarados e o calor tornan-se convites para um mergulho na piscina ou no mar. Mas nós já sabemos que o sol, cloro e sal ressecam até os mais belos cabelos. Para ajudar você a ficar mais linda neste verão, o TNOnline separou algumas dicas de cuidados basicos que podem proteger os seus fios.


Água do mar: Em 3 minutos, os raios ultravioletas reagem com o sal da água do mar, e aí começa um processo de decomposição da camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Nos cabelos, atingem a matriz, uma espécie de cimento entre as células do córtex, prejudicando a retenção da água.Este mesmo cimento, composto pelas ceramidas e que também une as diversas camadas da cutícula, degrada-se, deixando as escamas abertas, resultando em cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com as pontas duplas.


Quando os pigmentos do córtex são atingidos pelos raios UVA, a cor se altera, sendo que os cabelos escuros ficam mais avermelhados e os loiros mais dourados. Os cabelos pretos são os mais resistentes aos raios solares.
Filtros solares


Os filtros solares para cabelos normalmente bloqueiam as radiações UVA e UVB. Deverão ser aplicados 20 minutos antes da exposição solar, pois precisam de tempo para agir. Com o cabelo molhado, espalhe o produto, penteie e deixe secar.
Não deixar seus cabelos secarem ao sol. Procure mergulhar só na hora de ir embora ou enxágüe-o em água doce, secando-os com uma toalha.

Passe condicionador antes de mergulhar, de preferência, um condicionador leave-in, à base de proteínas. O condicionador formará uma camada de proteção nos fios.

Vento: O vento retira dos cabelos uma camada de proteção natural, uma espécie de gordura, deixando os cabelos embaraçados e com aparência de arrepiados.
Passe um gel sem álcool ou silicone para protegê-los ou faça uma trança folgada para diminuir a exposição.

Cloro: Com a água da piscina seus cabelos ficam duros e difíceis de pentear. Como se isso não bastasse, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.

Procure usar toucas de silicone e passar um protetor de cor, principalmente quando for mergulhar ao ar livre, pois o sol pode complicar ainda mais a situação. Lave seus cabelos com xampus anti-resíduo.

continua após publicidade