Entretenimento

Pais que marcaram a história da humanidade

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Pais que marcaram a história da humanidade
fonte: Divulgação
Pais que marcaram a história da humanidade

Faremos hoje uma sinopse da linhagem de alguns pais que se destacaram na Bíblia Sagrada, mostrando a importância das suas participações na formação da história da humanidade.

No livro de Gênesis, que se ocupa da origem da humanidade, vemos Adão, nosso ancestral, que infelizmente através do pecado arrastou consigo toda a humanidade. Ele teve com Eva dois filhos, Caim e Abel. Por inveja e ciúmes, Caim matou o irmão Abel. Assim, abriram-se os portais para degradação da humana e, desde os primórdios dos tempos, esse ato está pulsante em nosso dia a dia. Hoje, matar, tornou-se algo corriqueiro...

Ainda em Gênesis, outra figura importante é Noé, o único confiável perante aos olhos Deus, pois quando a linhagem de Adão começou a se multiplicar sobre a terra, com ela começaram a se multiplicar também a maldade e a corrupção. Foi quando Deus ficou amargamente decepcionado com tudo que havia criado, resolvendo assim exterminar todos os seres vivente da face da terra. Para que isto acontecesse, Ele mandou o terrível dilúvio, que durante 40 dias e 40 noites devastou tudo que havia sobre ela.

Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Ele, sua mulher, os filhos e suas mulheres, bem como todos os seres vivos (macho e fêmea) do ecossistema foram preservados do grande dilúvio, entrando na Arca que Noé e seus filhos haviam construído.

Mais adiante, em Gênesis, vemos Abraão, outra figura paterna importante, que também se destacou ao longo dos tempos, recebendo mais tarde de Deus a denominação de “Pai de uma grande nação”. A lealdade de Abraão a Deus foi tanta que ele não pensou duas vezes em deixar sua terra e sua parentela para seguir os preceitos divinos.

Abraão teve dois filhos, Ismael e Isaac. O primeiro foi com a escrava Agar e o segundo com sua esposa Sara, que era estéril, mas com a intercessão divina gerou Isaac, mesmo tendo idade avançada. Após a morte de Sara, ele tomou Cetura como mulher e teve outros filhos e filhas.

Saindo de Gênesis, nos deparamos em Êxodo, que em grego significa saída. Neste livro, a figura principal é Moisés, que com bravura venceu o Faraó, libertando os israelitas da mais cruel escravidão. Seu irmão Aarão também foi importante neste conclave, sendo o porta-voz de Moisés e destacando-se mais tarde como o primeiro sacerdote do tabernáculo* de Deus.

Esses homens e muitos outros que permeiam esse imenso Universo foram e continuam sendo importantes para o grande ciclo da humanidade.
***

continua após publicidade

Fonte: A Bíblia Sagrada.

Na próxima edição, a figura paterna de Joaquim.

*Tabernáculo era o local onde se adorava a Deus. Hoje os tabernáculos são as igrejas.