Entretenimento

Hoje é o Dia Internacional contra a Homofobia

Da Redação ·
 Cartaz da Parada Gay de Maringá causou polêmica por utilizar imagem da Catedral.
fonte: Divulgação
Cartaz da Parada Gay de Maringá causou polêmica por utilizar imagem da Catedral.
continua após publicidade

Comemora-se hoje, dia 17 de maio, o Dia Internacional Contra a Homofobia. Data criada para lembrar a luta dos homossexuais por respeito e igualdade social.

Todos os estados brasileiros, representados por 44 cidades, estão promovendo atividades e manifestações contra a homofobia.

Segundo ativistas, o dia 17 de Maio, além de relembrar que a homossexualidade não é doença, tem uma característica de protesto e de denúncia.

O governo federal fará o lançamento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT, do Conselho Nacional LGBT e lançamento da 2ª Conferência Nacional LGBT. Essa iniciativa é promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Todos os estados estão programando atividades para comemorar o dia contra a homofobia. Algumas regiões planejam encontros com líderes políticos para debater uma lei que defina uma data local para a comemoração da luta contra a discriminação pela opção sexual. Na Bahia, serão divulgando os dados de agressões e mortes causadas pela homofobia no estado.

Outra iniciativa inusitada foi o lançamento, em Rondônia, de um selo de qualidade para empresas, instituições comerciais e pessoas que tem se mostrado apoiadoras e parceiras do movimento LGBT.

Em Maringá, Integrantes do Movimento Gay, realizarão um encontro com líderes religiosos, entre eles o arcebispo Dom Anuar Battisti, a partir das 16h desta sexta-feira (18), na Cúria Metropolitana da Igreja Católica.


Parada Gay em Maringá

Entre 3 e 5 mil pessoas são esperadas para a Parada Gay em Maringá. Mais de 45 caravanas, do Paraná, São Paulo e Santa Catarina confirmaram presença. O evento promete movimentar as casas noturnas voltadas ao público LGBT, que já programam eventos especiais para recepcionar os manifestantes que chegarão à cidade.

A parada acontece no dia 20 de maio, domingo, com partida do Centro de Convivência ao lado da Prefeitura Municipal, na Avenida XV de Novembro, às 14h.