Entretenimento

Roman Polanski anuncia filme sobre o caso Dreyfus

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Roman Polanski anuncia filme sobre o caso Dreyfus
fonte:
Roman Polanski anuncia filme sobre o caso Dreyfus

O cineasta Roman Polanski anunciou que até o fim do ano dirigirá um filme sobre o Caso Dreyfus. "Há tempos que quero filmar essa história. Será um thriller político. Mais do que um drama, um filme de espionagem", declarou o diretor à revista francesa Le Film Française.

Para seu 20.º longa-metragem, que se chamará D, Polanski volta a trabalhar com o roteirista Robert Harris, com quem escreveu O Escritor Fantasma. "Podemos mostrar a pertinência absoluta dessa história, sobretudo com a visão do que se passa hoje no mundo, esse espetáculo de caça às bruxas liderado por uma minoria, de paranoia por segurança, os tribunais militares secretos, imprensa raivosa."

O último filme de Polanski, Deus da Carnificina, chega às telas nacionais dia 1º de junho.

Entenda o caso

O Caso Dreyfus foi um escândalo político que dividiu a França por muitos anos, durante o final do século 19. Diz respeito à condenação por alta traição de Alfred Dreyfus, um oficial de artilharia do exército francês, de origem judaica. O acusado sofreu um processo fraudulento conduzido a portas fechadas. Dreyfus era, em verdade, inocente: a condenação baseava-se em documentos falsos. Quando os oficiais de alta-patente franceses se aperceberam disto, tentaram ocultar o erro judicial.

continua após publicidade