Entretenimento

John Galliano é multado em 6 mil euros por insultos antissemitas

Da Redação ·
O estilista John Galliano é fotografado na chegada ao tribunal de Paris, em junho
fonte: AFP
O estilista John Galliano é fotografado na chegada ao tribunal de Paris, em junho

Uma corte francesa multou o estilista inglês John Galliano em 6 mil euros (quase R$ 14 mil) depois de julgá-lo culpado por uma série de declarações antissemitas. Ele recebeu duas multas: uma de 2 mil e outra de 4 mil euros, por incidentes em outubro de 2010 e fevereiro de 2011, respectivamente.

continua após publicidade

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (8).

O julgamento do estilista começou em junho, depois de ele ter sido detido pela polícia francesa em fevereiro. Na ocasião, foi acusado por um casal de fazer comentários racistas.

continua após publicidade

Junto à publicação de um vídeo em que o estilista diz amar Hitler, o incidente provocou o estouro de um escândalo e sua demissão do cargo de diretor da grife parisiense Dior.

Nascido em Gibraltar, em 1960, John Galliano comandava a marca desde 1996. Filho de um encanador inglês e de uma espanhola, foi considerado um dos estilistas mais inventivos de sua época, com criações ousadas e extravagantes.

Galliano se formou na famosa Saint Martin's School of Art de Londres, de onde saíram alguns dos estilistas mais importantes do século XX. Ele começou desfilando na Semana de Moda londrina. Em 1987, venceu o prêmio de melhor estilista britânico do momento. Mudou-se para Paris Em 1993, onde vive desde então.