MAIS LIDAS
VER TODOS

OLD_Empregos

Bicos são alternativa para 33% dos desempregados

Um terço (33%) dos brasileiros sem emprego atualmente faz bicos e trabalhos temporários, geralmente informais, para sobreviver, enquanto 29% contam com a ajuda financeira de familiares ou amigos, e 7% recebem auxílio do Bolsa Família. Apenas 2% se utiliza

Da Redação

·
Total de empregados com carteira de trabalho assinada atingiu 32,9 milhões de pessoas. Já os empregados sem carteira assinada somam 10,7 milhões de pessoas   (Arquivo/Agência Brasil)
Icone Camera Foto por Reprodução
Total de empregados com carteira de trabalho assinada atingiu 32,9 milhões de pessoas. Já os empregados sem carteira assinada somam 10,7 milhões de pessoas (Arquivo/Agência Brasil)
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.04.2018, 16:06:00 Editado em 08.04.2018, 16:13:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um terço (33%) dos brasileiros sem emprego atualmente faz bicos e trabalhos temporários, geralmente informais, para sobreviver, enquanto 29% contam com a ajuda financeira de familiares ou amigos, e 7% recebem auxílio do Bolsa Família. Apenas 2% se utilizam de alguma reserva ou investimento. Os dados são de um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

continua após publicidade

Os bicos realizados para esses trabalhadores se manterem são diversos, incluindo: os serviços gerais – manutenções, pedreiro, pintor, eletricista, etc (21%); produção de comida para vender – como marmita, doces e salgados (11%); serviços de diaristas e lavagem de roupa (11%); e serviços de beleza, como manicure e cabeleireiro (8%).


“Nos últimos meses, a criação de trabalhos informais é maior que a de vagas com carteira assinada. Esse aumento visível na informalidade mostra que a crise e o desemprego obrigaram mais pessoas a buscar alternativas para constituir renda”, destaca a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

continua após publicidade

Segundo ela, “o jeito, muitas vezes, é improvisar: pedir ajuda aos amigos ou familiares, arranjar ocupações temporárias e partir para a informalidade. Ou seja, fazer de tudo para reinventar-se e conseguir pagar as contas”, afirma Marcela.

Com informações do Metrópoles

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de OLD_Empregos

    Deixe seu comentário sobre: "Bicos são alternativa para 33% dos desempregados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!