Mais lidas
Empregos

Paraná criou mais de 28 mil empregos com carteira assinada desde o começo do ano

.

Foto: Divulgação/PMCG
Foto: Divulgação/PMCG

O Paraná registrou saldo positivo de 28.623 empregos com carteira assinada, de janeiro a setembro deste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, nesta semana. O saldo vem da diferença entre admissões e demissões. Esse é o melhor resultado dos últimos três anos, em 2016, no mesmo período, o saldo estava negativo em mais de 20 mil empregos. Em 2015, eram mais de 14 mil. Neste ano, em setembro, o resultado foi positivo em 2.800 vagas.

 Em 2016 o saldo foi positivo, com pouco mais de 400 empregos. Já em 2015, eram quase 8.500 pontos negativos. Para o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, os números consolidam o processo de retomada definitiva da geração de empregos no Paraná. 

A indústria e o setor de serviços foram os destaques no acumulado do ano. A indústria registrou saldo de 15.875 vagas, já descontadas as demissões, de janeiro a setembro. O setor de serviços teve saldo positivo de 12.569 vagas e a agropecuária acumulou 1.825 empregos.

 Outros destaques foram administração pública e serviços de utilidade pública. A maioria dos números negativos vieram da construção civil, com menos 1.134 vagas, acompanhados do comércio e extrativa mineral. Na indústria, a atividade que mais gerou vagas foi a de alimentos, bebidas e álcool etílico, com 6.054 vagas. No setor de serviços, destaques para o setor de ensino, com 3.899 vagas de saldo. De acordo com o Secretário, Artagão Junior, a estabilidade econômica do Estado transforma esse aumento em uma tendência. 

 Quanto aos municípios que mais contrataram, desde o começo do ano, Pato Branco, no Sudoeste, está em primeiro lugar, com saldo de 2.105 vagas, seguido por Maringá com 2.033 vagas, e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba com 1.571 vagas.

Fonte AEN - Repórter: Gilberto Bettinelli)

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber