Agropecuária e Serviços lideram saldo de empregos  - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Empregos

Agropecuária e Serviços lideram saldo de empregos 

gropecuária ficou em segundo lugar, com saldo positivo de 1.471 vagas, e a administração pública, com 441 vagas.
Foto por
Escrito por da redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O setor de serviços foi o campeão de saldo de vagas com carteira assinada no Paraná no primeiro semestre de 2016, com uma diferença positiva entre admitidos e demitidos de 1.831 empregos. A agropecuária ficou em segundo lugar, com saldo positivo de 1.471 vagas, e a administração pública, com 441 vagas.

Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho.No acumulado de janeiro a junho, o saldo estadual foi negativo em 16.512 vagas, fruto da diferença entre 568.161 admissões e 584.673 demissões. 

“O desempenho ainda foi impactado principalmente pelos resultados negativos da indústria e do comércio, fruto de um efeito em cadeia da crise. Com o aumento do desemprego, o consumo cai e as vendas no comércio têm retração”, diz a economista Suelen Rodrigues dos Santos, do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. 

“Mas em junho já se observa uma redução da trajetória de perdas de postos de trabalho”, diz.O Estado fechou junho com um saldo negativo de 7.130 postos formais de trabalho – diferença de 87.374 admissões e de 94.504 demissões. No mesmo período do ano passado, o saldo havia sido negativo em 8.893 empregos. Boa parte desse resultado se deve, mais uma vez, à agropecuária, com saldo positivo de 460 vagas, influenciada pelas contratações para a colheita da safra de laranja. 

“Graças ao setor agropecuário, o ritmo de perda de vagas perdeu ritmo no Estado”, afirma Suelen.

Em junho, o município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o que obteve maior saldo, com 359 novas vagas, puxadas pelas contratações da indústria de material de transporte e a fabricação de cosméticos. Entre as atividades que registraram os maiores saldos foram trabalhadores agrícolas da fruticultura, com 547 vagas, e trabalhadores em montagem de veículos, com 456 vagas. Na colheita da laranja, os destaques ficaram com os municípios de Paranavaí, com saldo de 95 vagas e Guairaçá, com saldo de 177.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
TNTV
TribunaPlay

Confira o Jornal da Tribuna desta quinta-feira (17/09)

Deixe seu comentário sobre: "Agropecuária e Serviços lideram saldo de empregos "

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.