Vagas para primeiro emprego caem 57% em Apucarana - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Empregos

Para quem não tem experiência, uma das principais ‘armas’ para reverter esse quadro é a capacitação - Foto: Sérgio Rodrigo/Tribuna do Norte
Foto por
Escrito por Renan Vallim, da Tribuna do Norte
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Se a procura por emprego está cada vez mais difícil com a crise econômica enfrentada pelo Brasil, a situação complica ainda mais para quem não tem experiência. A queda na oferta de empregos com carteira assinada foi mais acentuada entre aqueles que buscavam o primeiro emprego do que entre a média geral. 

Em Apucarana, enquanto que as contratações gerais caíram 38,3% em dois anos, as admissões entre aqueles que tiveram o primeiro registro na carteira caíram mais de 57%. Entre janeiro e abril de 2014, antes da crise atingir os principais setores da economia nacional, mais de 7,1 mil pessoas foram contratadas em Apucarana, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged). Destas, 838 tiveram uma chance no mercado de trabalho pela primeira vez. Após esse período, a economia de todo o país começou a registrar desaceleração, com reflexo na queda de contratações.

No primeiro quadrimestre de 2016, foram 4,3 mil contratações, resultando em uma redução de 38,3% no comparativo com 2014. Dessas contratações, 357 foram de primeiros empregos. A queda nessa categoria ficou em 57,4%. Com o mercado de trabalho mais acirrado, as empresas de modo geral estão optando por trabalhadores com experiência, visto que há um aumento desse tipo de profissional no mercado hoje, em decorrência das demissões ocorridas neste período de turbulência econômica.

CAPACITAÇÃO - Para quem não tem experiência, uma das principais ‘armas’ para reverter esse quadro é a capacitação. Com isso, mais de 120 jovens buscaram o programa de Pré-Aprendizagem, lançado neste ano pela Prefeitura de Apucarana. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Vagas para primeiro emprego caem 57% em Apucarana"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.