MAIS LIDAS
VER TODOS

eleicao2012

Candidatos a prefeito se dizem confiantes em Grandes Rios

Com 6.438 habitantes e 5.559 eleitores, Grandes Rios tem três candidatos a prefeito no pleito deste ano. Pela situação concorre o vereador e presidente da Câmara, Antônio Cláudio Santiago (PSD), o Toninho Santiago, 47 anos, da coligação “Pra Frente Gra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2012, 14:12:00 Editado em 27.04.2020, 20:39:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com 6.438 habitantes e 5.559 eleitores, Grandes Rios tem três candidatos a prefeito no pleito deste ano. Pela situação concorre o vereador e presidente da Câmara, Antônio Cláudio Santiago (PSD), o Toninho Santiago, 47 anos, da coligação “Pra Frente Grandes Rios”, constituída pelos partidos PSD-PP. O radialista Júlio César Silva Lino (PDT), 33 anos, disputa pela coligação “Chapa Pura e Ficha Limpa”, formada por PDT-PT-DEM. O vereador Renato Carlos de Camargo (PMDB), 37 anos, é candidato pela “A União Faz a Força” (PMDB-PT). O discurso de cada um é de otimismo.

RAÍZES
Toninho Santiago mora há 35 anos em Grandes Rios, onde é comerciante. É vereador por três mandatos e atual presidente do Legislativo.

A princípio, não era sua intenção ser candidato a prefeito, porém seu nome foi indicado pelo grupo diante do impedimento do prefeito Sílvio Dainês Filho (PSD), de concorrer à reeleição. “Meu nome foi o escolhido pelo grupo e eu acatei”, afirma Toninho Santiago.

Segundo ele, a sua campanha eleitoral foi bem aceita nos quatro cantos do município. “Estamos visitando casa por casa, sítio por sítio e o acolhimento por parte da população tem sido muito bom”, declara.

Para Toninho Santiago, Grandes Rios é um município forte economicamente do ponto de vista da agricultura e da pecuária. No entanto, há necessidade de um programa de incentivo à geração de emprego e renda, para segurar os jovens e outras pessoas na cidade. Para tanto, pretende construir barracões industriais e buscar empresas.
O candidato observa que o atual prefeito pegou um município destruído em todos os setores e teve que trabalhar muito nesses anos para tirá-lo desta situação. “Agora que administração está sob controle, ficou mais fácil ao seu sucessor conduzir a Prefeitura e se preocupar em elaborar e executar projetos que façam bem para toda a comunidade”, salienta.

Toninho Santiago observa que ele e seu vice João Maria sempre moraram e continuam morando em Grandes Rios. “Temos nossas raízes aqui, nunca saímos daqui para morar em outra cidade e é por isso que somos candidatos, porque queremos cuidar bem do município onde sempre vivemos”, assinala.

Como outras prioridades, Toninho cita investimentos na saúde, com a contratação de pediatra e ginecologista, e incentivo à diversificação da produção agrícola. Seu candidato a vice é o atual vice-prefeito João Maria Lúcio (PSD), 45 anos.

DINAMISMO
Júlio César Silva Lino é de família tradicional na política do Vale do Ivaí. Seu pai Edson Silva Lino foi vereador e prefeito de Grandes Rios e duas vezes deputado estadual. Sua mãe Sueli Esther Silva Lino foi duas vezes prefeita de Grandes Rios. Seu irmão Adilson Silva Lino é o atual prefeito de Faxinal, onde concorre à reeleição. Seu avô José Augusto Barbosa foi duas vezes vereador e prefeito de Rosário do Ivaí e sua avó Esther Marquito Barbosa foi vice-prefeita de Rosário do Ivaí.

Júlio César nasceu Grandes Rios (no Distrito de Ribeirão Bonito). Além de locutor e diretor geral da Rádio Clube de Faxinal, é formado no curso superior de Gestão Pública.

Júlio César quer seguir os passos da família que, conforme assinala, tem a política como instrumento de servir à comunidade. Além disso, se considera com credenciais para administrar o município de Grandes Rios. “Quero ser prefeito para resgatar o crescimento do município, que nos últimos oito anos tem perdido população e arrecadação”, declara, observando que muitos jovens têm ido embora para outras cidades por falta de alternativas de trabalho.
Júlio César se propõe a dar uma “cara nova” à administração municipal. Segundo ele, “o município está precisando de uma injeção de ânimo para retomar seu crescimento econômico e social”. Para tanto, seu plano de governo contempla ações em todos os setores, com destaque para o projeto de geração de emprego e renda, para o qual diz já ter empresas contatadas para se instalar em Grandes Rios, e a diversificação da produção agrícola.

Desde início da campanha eleitoral, Júlio César e seu vice Joel da Farmácia (PDT) tem visitado casa por casa na cidade e na zona rural, além de fazer reuniões de bairros e comícios. Ele espera encerrar a campanha com pelo menos 98% das residências visitadas, uma vez que sempre há algumas fechadas onde não se encontra a família. Seu vice Joel da Farmácia mora há 35 anos em Grandes Rios, onde é farmacêutico.

INCENTIVO
O candidato Renato Camargo é natural de Grandes Rios, formado em curso superior de Tecnólogo em Gestão Ambiental, área que trabalha na elaboração de projetos rurais. É vereador pela primeira vez.
Renato Camargo se candidatou a prefeito faltando 20 dias para a eleição. Ele substituiu a ex-prefeita Eliane Ricieri (PMDB), que saiu da disputa em função de pendências administrativas que a impediram de ser candidata. Renato concorria como vice-prefeito.

Apesar do pouco tempo no páreo, Renato Camargo considera que sua candidatura está bastante fortalecida junto ao eleitorado. “Eu já estava neste processo eleitoral desde o início. Como agora eu sou o candidato a prefeito, apenas mudamos nossa estratégia de campanha”, diz. Conforme ele, hoje a campanha se resume em reuniões nos bairros, com a participação de 20 a 30 famílias. “No começo, pensei que haveria uma queda na nossa candidatura, mas, pelo contrário, senti que houve uma grande guinada. A cada dia mais pessoas vão aderindo às nossas propostas e se dispondo a ajudar na campanha”.

Para Renato Camargo, Grandes Rios teve um retrocesso do ponto de vista econômico nos últimos anos, principalmente pela falta de uma política de geração de emprego e renda. “Precisamos incentivar a atração de empresas que gerem novas alternativas de trabalho, principalmente para nossos jovens”, comenta.

Renato Camargo propõe também a diversificação das propriedades rurais, inclusive com a implantação de um projeto de escalonagem da produção agrícola com venda contratada. Assim o agricultor vai trabalhar já sabendo para quem vender sua produção.

Renato diz que, como vereador e em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e Governo Federal, já conseguiu o assentamento de 89 famílias em Grandes Rios pelo programa de Crédito Fundiário.
Seu candidato a vice é Valdevino Pontes (PMDB), o Vardão da Pá, funcionário público residente há 22 anos no Distrito de Ribeirão Bonito.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de eleicao2012

    Deixe seu comentário sobre: "Candidatos a prefeito se dizem confiantes em Grandes Rios "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!