MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Zetta: novo índice do BC sobre rotativo é importante passo para transparência de juro cobrado

A Zetta, associação que engloba as principais fintechs e bancos digitais do País, considera a nova forma de divulgação dos juros do rotativo de cartão de crédito um importante passo para dar mais transparência às taxas efetivamente cobradas na categoria.

Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 08.03.2024, 13:35:00 Editado em 08.03.2024, 13:38:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Zetta, associação que engloba as principais fintechs e bancos digitais do País, considera a nova forma de divulgação dos juros do rotativo de cartão de crédito um importante passo para dar mais transparência às taxas efetivamente cobradas na categoria. Mais cedo, o chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, anunciou que a instituição começa a divulgar um novo indicador mensal de crédito sobre rotativo do cartão de crédito.

continua após publicidade

Para a Zetta, o indicador refletirá os efeitos positivos da nova regulação para endereçar o chamado "efeito bola de neve" dos juros no cartão.

"Ao apresentar o porcentual da dívida original cobrado em juros a cada mês, o novo ranking é mais representativo da realidade ao listar, com clareza, o quanto os clientes que entraram no rotativo do cartão estão pagando de encargos", trouxe a associação em comunicado.

continua após publicidade

Além disso, conforme a Zetta, a evolução histórica do ranking mostrará, na prática, a implementação da nova regra para o rotativo do cartão de crédito: no caso de atingimento do teto previsto em lei, de juros equivalentes a 100% da dívida original, a taxa permanecerá inalterada nos meses seguintes - deixando evidente o fato de que a nova regra acabou com o "efeito bola de neve" causado pela incidência de juros sobre juros do cartão, sem um limite pré-estabelecido.

"O novo ranking apresentado nesta sexta-feira pelo Banco Central é mais claro e representativo dos juros cobrados das pessoas que entraram no rotativo do cartão, ajudando a informar a população sobre os reais encargos da categoria", trouxe a nota. "A Zetta sempre defendeu a transparência e a educação financeira como caminhos fundamentais para uma inclusão financeira saudável", continuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Zetta: novo índice do BC sobre rotativo é importante passo para transparência de juro cobrado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!