Economia

Yellen defende mais esforços para implementar acordo de tributação global

Da Redação · GoogleNews

Siga o TNOnline
no Google News

Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, defendeu nesta terça-feira que a comunidade internacional deve acelerar a implementação da reforma no sistema de tributação global. Em outubro do ano passado, 137 países fecharam acordo que prevê um imposto corporativo mínimo de pelo menos 15%.

continua após publicidade

"Uma vez implementado, podemos destinar as receitas geradas por este acordo para financiar investimentos para tornar nossas economias mais sustentáveis e mais justas - não apenas nos Estados Unidos e na União Europeia, mas também em países emergentes e em desenvolvimento", ressaltou, durante discurso no Fórum Econômico de Bruxelas.

Yellen destacou que ainda há divergências sobre o chamado "Pilar 1" do acordo, que trata da taxação de serviços digitais. "Devemos resolver as questões em aberto no Pilar 1 para que o tratado multilateral esteja pronto para assinatura", argumentou.

continua após publicidade

A líder do Tesouro americano também comentou que a guerra na Ucrânia deve servir de chamado para que os países acelerem a transição energética e, dessa forma, reduza a dependência a atores geopolíticos como a Rússia.