MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

'Vou esperar a ata do Copom, comunicado está muito sintético', diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira, 9, que prefere esperar a ata para comentar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que cortou em 0,25 ponto porcentual a Selic em reunião finalizada na quarta-feira (8), reduzi

Fernanda Trisotto (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto (via Agência Estado)
Publicado em 09.05.2024, 09:01:00 Editado em 09.05.2024, 09:07:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira, 9, que prefere esperar a ata para comentar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que cortou em 0,25 ponto porcentual a Selic em reunião finalizada na quarta-feira (8), reduzindo de 10,75% para 10,50% a taxa de juros básica, em decisão dividida. "Eu vou esperar a ata, acho que a ata pode esclarecer melhor o que passou. O comunicado está muito sintético", afirmou ao chegar à Fazenda.

continua após publicidade

Questionado sobre a percepção do mercado de a divisão significar mais leniência com a inflação por parte da diretoria indicada pela atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro falou sobre a sinalização do Copom para as próximas reuniões, algo que não constou neste comunicado, pela primeira vez desde agosto do ano passado. "Acho que o guidance era uma coisa muito importante de se observar", disse.

Na reunião de março, o colegiado do Copom tinha indicado que manteria o ritmo de corte de 0,50 p.p. da Selic para este encontro. Nas últimas semanas, no entanto, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, já vinha dando indicações de que poderia adotar uma postura maishawkish(agressiva), levando em conta a postergação do início da flexibilização da política monetária dos Estados Unidos. O cenário doméstico, incluindo a mudança na meta fiscal, inspirava preocupação, mas a situação das chuvas no Rio Grande do Sul adicionou incertezas ao processo.

continua após publicidade

O resultado do Copom foi dividido. Os cinco diretores, incluindo o presidente, que já estavam no BC antes de Lula assumir a presidência, votaram pelo corte de 0,25 p.p.. Já os quatro nomes indicados pelo petista optaram por redução de 0,50 p.p..

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "'Vou esperar a ata do Copom, comunicado está muito sintético', diz Haddad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!