MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Villeroy: BCE terá reunião decisiva em junho em busca de normalização monetária

O Banco Central Europeu (BCE) terá uma reunião "decisiva" em junho e um verão local "ativo" no processo de normalização monetária, antecipou nesta segunda-feira, 16, o dirigente da instituição François Villeroy de Galhau. "Para combater uma inflação não s

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2022, 08:22:00 Editado em 16.05.2022, 08:25:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central Europeu (BCE) terá uma reunião "decisiva" em junho e um verão local "ativo" no processo de normalização monetária, antecipou nesta segunda-feira, 16, o dirigente da instituição François Villeroy de Galhau. "Para combater uma inflação não só mais alta como mais ampla, temos agora de normalizar a nossa política monetária", defendeu, durante evento.

continua após publicidade

Presidente do Banco da França, Villeroy de Galhau afirmou que o ritmo do aperto será "gradual" e dependerá dos dados macroeconômicos dos próximos meses, mas deve pelo menos levar os juros ao nível neutro. Segundo disse, o BCE pretende monitorar os desdobramentos na taxa de câmbio. "Um euro muito fraco iria contra o nosso objetivo de estabilidade de preços", afirmou.

O dirigente também alertou para o risco de que um sistema global baseado na dominância do dólar seja substituído por uma estrutura fragmentada - por exemplo, com competição entre a divisa americana e o yuan. "Além dessa fragmentação pública - ou geopolítica - existe o risco de fragmentação 'privada' por meio do desenvolvimento desordenado de criptoativos, entre os quais as um tanto equivocadas 'stablecoins'", criticou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Villeroy: BCE terá reunião decisiva em junho em busca de normalização monetária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!