MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vice-presidente do Fed espera esfriamento de atividade em meio a aperto monetário

A vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lael Brainard, afirmou nesta quinta-feira, 2, que espera um "esfriamento" da economia dos Estados Unidos induzido pelo aperto monetário, em meio aos esforços de combate à inflaçã

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2022, 12:15:00 Editado em 02.06.2022, 12:19:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Lael Brainard, afirmou nesta quinta-feira, 2, que espera um "esfriamento" da economia dos Estados Unidos induzido pelo aperto monetário, em meio aos esforços de combate à inflação. À CNBC, a dirigente se disse confiante de que os instrumentos monetários do BC dos Estados Unidos são eficazes para conter a demanda e, dessa forma, estancar a alta dos preços.

continua após publicidade

Lael Brainard, no entanto, argumento que é ainda cedo para avaliar se o enfraquecimento da atividade já está em curso. Segundo ela, os indicadores econômicos recentes pintaram um quadro misto, com varejo ainda forte, por exemplo. A dirigente comentou que o plano do Fed para reduzir a escalada inflacionária tende a "moderar" a demanda.

A vice-presidente do Fed acrescentou que a instituição não dispõe de ferramentas suficientes para afetar o choque de oferta recente, na esteira da guerra na Ucrânia e de restrições contra a covid-19 na China.

continua após publicidade

Lael Brainard comentou que o Fed não só sobe juros, mas também reduz o balanço de ativos. De acordo com ela, o aperto quantitativo (QT, na sigla em inglês) equivale a cerca de dois ou três aumentos de juros. "Levamos condições financeiras em consideração nas decisões monetárias", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vice-presidente do Fed espera esfriamento de atividade em meio a aperto monetário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!