Vice-presidente do Fed enfraquece tese de estratégia de controle da curva de juro - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Economia

Vice-presidente do Fed enfraquece tese de estratégia de controle da curva de juro

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Richard Clarida, enfraqueceu nesta segunda-feira, 31, a tese de que a autoridade monetária pode vir a adotar, em breve, uma estratégia de controle da curva de juros. "Os benefícios potenciais de tal abordagem podem ser modestos. Ao mesmo tempo, a abordagem traz complicações em termos de implementação e comunicação", avaliou, em webinar do Peterson Institute for International Economics. A adoção de juros negativos também foi descartada neste momento.

Clarida aproveitou o evento virtual para defender medidas tomadas recentemente pelo BC dos Estados Unidos para combater a crise do novo coronavírus, como a revisão de estratégia de política monetária, anunciada na última quinta-feira pelo presidente do Fed, Jerome Powell. "Revisão de política monetária é evolução crítica e robusta de nossa estrutura", disse. "Acreditamos que forward guidance as compras de ativos em grande escala foram e continuam a ser fontes eficazes de apoio à economia", completou.

Ao comentar a revisão de estratégia do Fed, que agora permitirá à inflação avançar para além da meta de 2% como forma de compensar o tempo em que rodou abaixo disso, Richard Clarida destacou que elevar a taxa de juros sem inflação é algo difícil de justificar.

O vice-presidente ainda reforçou mensagens de Powell de que a revisão de estratégia foi necessária para dialogar com a conjuntura atual, mas que não se trata de uma amarra para o Fed. "O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês está preparado para usar todas as ferramentas para alcançar seus objetivos", disse Clarida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Vice-presidente do Fed enfraquece tese de estratégia de controle da curva de juro"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.