MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vice do BCE defende postura 'gradual e cautelosa' na normalização monetária

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, defendeu nesta quinta-feira, 19, uma postura "gradual e cautelosa" no processo de normalização da política monetária. Durante evento, o dirigente argumentou que o programa de compras de at

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 19.05.2022, 11:26:00 Editado em 19.05.2022, 11:31:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, defendeu nesta quinta-feira, 19, uma postura "gradual e cautelosa" no processo de normalização da política monetária. Durante evento, o dirigente argumentou que o programa de compras de ativos deve terminar no início do terceiro trimestre. "Um primeiro aumento das taxas de juros pode ocorrer algum tempo depois, dependendo da evolução da nossa avaliação das perspectivas", afirmou.

continua após publicidade

Guindos ressaltou que a guerra entre Rússia e Ucrânia provavelmente provocará uma desaceleração da economia e uma alta da inflação na zona do euro. Segundo ele, o ritmo de elevação dos preços deve continuar acelerado nos próximos meses. "Precisamos evitar que o cenário em que a alta inflação que vemos atualmente fique enraizada nas expectativas", disse.

No entendimento dele, o BCE atravessa um "caminho estreito" para assegurar o mandato de estabilidade de preços. "Mas tenha certeza que continuamos totalmente comprometidos em estabilizar a inflação em nossa meta de 2% no médio prazo", reforçou.

continua após publicidade

Apesar dessas incertezas, os mercados financeiros na região continuam "relativamente calmos" na Europa, de acordo com Guindos.

O vice-presidente do BCE ressaltou que o setor bancário enfrenta "ventos contrários" decorrentes do conflito no Leste Europeu, em especial por conta de riscos de crédito em empresas de energia. "Isso já levou os analistas a cortarem as previsões de rentabilidade dos bancos para 2022, devido ao aumento das expectativas de provisionamento", comentou.

Segundo Guindos, ajustes positivos nos juros devem beneficiar os resultados operacionais dos bancos no curto prazo, mas pode prejudicá-los no médio prazo. "O valor econômico dos bancos com alta participação de ativos prefixados pode cair, à medida que ativos perdem mais valor do que os passivos", destaca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vice do BCE defende postura 'gradual e cautelosa' na normalização monetária"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!