MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas no varejo em outubro caem 7,7% ante mesmo mês de 2019, diz ICVA

As vendas no varejo brasileiro caíram 7,7% em outubro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que mostra o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento aponta que a recuperação do setor perdeu força em relação a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2020, 11:15:00 Editado em 17.11.2020, 11:20:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas no varejo brasileiro caíram 7,7% em outubro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que mostra o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento aponta que a recuperação do setor perdeu força em relação a setembro. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, a queda do ICVA foi de 1,6%.

continua após publicidade

Apesar do recuo em comparação em relação a outubro de 2019, o comércio varejista registrou o sétimo mês seguido de recuperação. "O ritmo de recuperação do varejo diminuiu em outubro, apesar dos segmentos mais afetados no começo da pandemia, como Bares e Restaurantes, e Turismo e Transporte, continuarem mostrando redução nas quedas", afirma o superintendente-executivo de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

Ele destaca ainda que os setores que mais contribuíram para o abrandamento da recuperação foram os que até setembro cresciam bem acima da média, como Supermercados e Hipermercados e Materiais para Construção.

continua após publicidade

Descontada a inflação e feitos os ajustes de calendário, a maior aceleração do índice foi entre os Bens Duráveis e Semiduráveis, com destaque para o segmento de Vestuário. O segundo maior crescimento aconteceu entre os Serviços. Nesse bloco, é possível ressaltar uma aceleração no setor Alimentação (bares e restaurantes). Já o macro setor de Bens Não Duráveis desacelerou em outubro, puxado pelo setor de Drogarias e Farmácias, enquanto, no viés positivo, veterinárias e pet shops apresentaram aceleração.

A queda de vendas em relação a outubro de 2019 foi registrada em todas as regiões do País. Segundo o ICVA deflacionado com ajuste de calendário, o Sudeste e Nordeste apresentaram a maior retração no mês: -9,2%. Na sequência, aparecem as regiões Sul (-6,7%), Centro-Oeste (-6,3%) e Norte (-2,9%).

Já o ICVA nominal - que não considera o desconto da inflação - com ajustes de calendário, o destaque foi a região Norte, com variação positiva de 5,6%. O Centro-Oeste experimentou alta de 0,8%, seguido pelo Sul (-0,4%), Nordeste (-2,5%) e Sudeste (-4,0%).

O levantamento também informa que a inflação no varejo ampliado foi de 6,5% em outubro ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta de 0,86% em outubro, maior resultado do índice para um mês de outubro desde 2002.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas no varejo em outubro caem 7,7% ante mesmo mês de 2019, diz ICVA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!