MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas do varejo caem 1,7% em junho ante maio, revela IBGE

As vendas do comércio varejista caíram 1,7% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi maior que o piso das estimativas do mercado financeiro na pesqui

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2021, 09:34:00 Editado em 11.08.2021, 09:42:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas do comércio varejista caíram 1,7% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi maior que o piso das estimativas do mercado financeiro na pesquisa Projeções Broadcast, de -0,9%. A mediana indicava alta de 0,7% e o teto, de 2,0%.

continua após publicidade

Na comparação com junho de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo subiram 6,3% em junho. Neste caso, o resultado ficou menor que a mediana das expectativas, que era de 9,0%, com previsões de alta de 3,1% a 13,5%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 6,7% no ano e alta de 5,9% em 12 meses.

continua após publicidade

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 2,3% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal. A queda foi maior que a mediana das estimativas (-1,6%). O intervalo das projeções ia de -3,5% a 0,9%.

Na comparação com junho de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 11,5% em junho. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação de 9,7% a uma alta de 14,6%, com mediana positiva de 11,8%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam aumentos de 12,3% no ano e de 7,9% em 12 meses.

continua após publicidade

Média móvel trimestral

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 1,2% em junho. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou alta de 1,6% em junho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas do varejo caem 1,7% em junho ante maio, revela IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!