Em resultado que dá sequência à reação do mercado automotivo, que vinha sofrendo com a falta de carros, as vendas de veículos novos no País subiram 25,1% em setembro contra o mesmo mês do ano passado. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 194 mil unidades foram vendidas no mês passado, segundo mostra balanço divulgado nesta terça-feira, 4, pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias.
Na margem - ou seja, de agosto para setembro -, houve queda de 7%, mas explicada pelos dois dias úteis a menos do mês passado. Na média, o ritmo diário de setembro (9,2 mil veículos) ficou um pouco acima do apurado no mês anterior (9,1 mil).
No acumulado desde o primeiro dia do ano, o mercado segue no terreno negativo, porém com a queda, que estava em 8% até agosto, atenuada para 4,7%. De janeiro a setembro, 1,5 milhão de veículos foram vendidos no Brasil.
Ainda que o fornecimento de componentes eletrônicos continue irregular, as paradas de produção nas montadoras tornaram-se menos frequentes. Assim, a indústria consegue aumentar as entregas ao consumidor comum e locadoras de carros.
A redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também ajuda a dar sustentação ao mercado em meio ao impacto dos juros mais altos nos financiamentos.
Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, as vendas tiveram, em setembro, alta de 26,8% no comparativo interanual, somando 180,4 mil unidades no mês passado.
No mercado de caminhões, as vendas, de 11,1 mil unidades no mês passado, tiveram queda de 4% na comparação com setembro de 2021, enquanto as entregas de ônibus mais do que dobraram (alta de 112%) na mesma comparação, para 2,4 mil unidades.
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