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Vendas de veículos novos sobem 24% em julho contra julho de 2022, diz Fenabrave

As vendas de veículos zero quilômetro tiveram em julho o maior volume de um mês em dois anos e meio, refletindo as entregas de carros comercializados com descontos patrocinados pelo governo. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus,

Eduardo Laguna (via Agência Estado)

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Escrito por Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 02.08.2023, 12:49:00 Editado em 02.08.2023, 12:55:47
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As vendas de veículos zero quilômetro tiveram em julho o maior volume de um mês em dois anos e meio, refletindo as entregas de carros comercializados com descontos patrocinados pelo governo. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 225,6 mil unidades foram vendidas em julho, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira, 2, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias de automóveis.

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Desde dezembro de 2020, quando 244 mil veículos foram emplacados no País, não se via número tão alto. Na comparação com junho, as vendas subiram 19%. Frente ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 24%.

Os descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil patrocinados pelo governo, lançados em 6 de junho, acabaram na primeira semana de julho, dado o esgotamento rápido dos créditos tributários, de R$ 800 milhões, que tornaram possível a redução dos preços.

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Porém, aproximadamente 79 mil veículos vendidos em junho ficaram para as estatísticas do mês seguinte, já que existe uma defasagem entre o fechamento do negócio e a entrega dos automóveis. Segundo a Fenabrave, o ritmo diário das vendas de carros subiu de 8,6 mil, em junho, para mais de 10 mil no mês passado.

O crescimento das vendas de veículos no acumulado desde o início do ano subiu de 8,8%, variação apurada até junho, para 11,3%. De janeiro a julho, 1,22 milhão de veículos foram vendidos no Brasil na soma de todas as categorias.

Ao comentar o desempenho, o presidente da Fenabrave, José Mauricio Andreta Junior, destacou que o programa do governo, somado aos descontos adicionais das marcas e taxas especiais nos financiamentos, aqueceu o mercado num momento "desafiador", dada a perda do poder de compra do consumidor, além das restrições de crédito.

O executivo reiterou que a entidade está preparando uma proposta para apresentar ao governo com o objetivo de apoiar a recuperação do setor sem perda de arrecadação. "É muito importante para o País manter nosso setor aquecido. Por isso, a Fenabrave acredita ser necessária a criação de um plano sustentado de recuperação do setor automotivo que não seja temporário", defendeu Andreta Jr. Segundo o presidente da associação das revendas, o sucesso do programa é inquestionável, mas agora o crédito volta a ser um dos principais desafios.

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