MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas de veículos novos crescem 27,1% em maio ante abril, mostra Fenabrave

No melhor resultado do ano, as vendas de veículos novos no País subiram 27,1% na passagem de abril para maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Divulgado nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave, e

Eduardo Laguna (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Laguna (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2022, 10:43:00 Editado em 02.06.2022, 10:46:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No melhor resultado do ano, as vendas de veículos novos no País subiram 27,1% na passagem de abril para maio, chegando a 187,1 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Divulgado nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, o balanço mostra que o mercado automotivo segue reagindo após os resultados fracos do primeiro trimestre.

continua após publicidade

Com volume próximo ao de maio de 2021 - leve queda de 0,8% -, a associação considerou o resultado do mês passado surpreendente, ainda que no acumulado desde o primeiro dia do ano as vendas mostrem queda de 17%, com 739,9 mil unidades licenciadas nos cinco primeiros meses.

Na abertura do balanço por segmento, as vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, subiram 28,2% na passagem de abril para maio, somando 174,8 mil unidades no mês passado.

continua após publicidade

O forte crescimento se deve ao calendário com três dias a mais de venda - já que abril teve feriados em dias úteis -, mas também aconteceu porque houve uma melhora no ritmo diário do mercado.

Embora a produção das montadoras continue prejudicada pela irregularidade no abastecimento de componentes eletrônicos, as vendas fracas nos meses anteriores permitiram ao setor entrar em maio com o maior volume de veículos em estoque em um ano e meio.

Com menos produtos em falta, foi possível atender melhor a demanda de clientes frotistas, caso das locadoras. As vendas diretas - canal pelo qual as montadoras atendem a esse público - chegaram a 44,9% do total de carros de passeio vendidos em maio, o maior porcentual registrado em um mês deste ano.

continua após publicidade

Ao comentar os números, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, disse que o resultado refletiu a melhora na entrega de veículos que estavam à espera de peças nas fábricas.

A avaliação é de que oferta e demanda podem ter começado a se estabilizar. "Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade", comentou Andreta Júnior.

Ranking das marcas

continua após publicidade

Líder do mercado, a Fiat é a marca de 22,2% dos carros vendidos, em conta que considera o total comercializado desde o início do ano, incluindo, além dos automóveis de passeio, os utilitários leves, como picapes e vans. Na sequência, aparecem General Motors (14,1%), Toyota e Hyundai - as duas últimas com 10,8% do mercado.

Caminhões e ônibus

As vendas de caminhões, de 10,3 mil unidades no mês passado, subiram 10,1% em maio contra abril, mas mostraram queda de 9,1% no comparativo interanual.

Já no mercado de ônibus, houve avanço de 27,3% frente a abril e de 2,1% em relação a igual período do ano passado, totalizando 1,9 mil unidades no mês passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas de veículos novos crescem 27,1% em maio ante abril, mostra Fenabrave"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!