MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas de cimento em maio sobem 1% na comparação anual e somam 5,6 milhões de t

Em maio, as vendas de cimento registraram uma alta de 1,0%, totalizando 5,6 milhões de toneladas comercializadas em termos nominais, o que indica uma leve recuperação na comparação com o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, no acumulado de 2023, entr

Jorge Barbosa (via Agência Estado)

·
Escrito por Jorge Barbosa (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2023, 15:55:00 Editado em 07.06.2023, 15:58:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em maio, as vendas de cimento registraram uma alta de 1,0%, totalizando 5,6 milhões de toneladas comercializadas em termos nominais, o que indica uma leve recuperação na comparação com o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, no acumulado de 2023, entre janeiro até maio, o mesmo indicador registra queda de 2,5%, de acordo com os dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

continua após publicidade

O alto endividamento e a inadimplência das famílias, a taxa de desemprego em patamares ainda elevados, aliada à lenta recuperação dos salários, agravados pelas incertezas econômicas, continuam a afetar o setor, disse o SNIC em nota à imprensa.

A venda de cimento por dia útil foi de 231,7 mil toneladas em maio, uma alta de 1,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Quando a comparação é feita com o resultado de abril, houve aumento de 3,8%.

continua após publicidade

O sindicato patronal afirmou que os principais indutores do consumo de cimento continuam desacelerando, em virtude da dificuldade no acesso ao crédito, em meio a taxas de juros elevadas, redução de financiamentos imobiliários e as indefinições com relação ao Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Outra questão destacada pelo sindicato é a queda dos lançamentos imobiliários, que gera efetiva preocupação da indústria do cimento frente a demanda no curto e médio prazo. No primeiro trimestre deste ano, houve recuo de 30,2% no número de imóveis lançados em comparação com o mesmo período de 2022. No mesmo intervalo de tempo, a queda foi mais acentuada para o MCMV, com redução de 41,8%.

"A persistência da alta taxa básica de juros penaliza a cadeia da construção civil não apenas nas vendas, mas também na geração de emprego, renda e na retomada das obras para o desejável retorno do Brasil ao crescimento", afirmou Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas de cimento em maio sobem 1% na comparação anual e somam 5,6 milhões de t"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!