MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vendas de cimento em julho caem 0,7% e somam 5,5 milhões de t

As vendas e cimento somaram 5,5 milhões de toneladas em julho, o valor representa uma queda de 0,7% em relação ao mesmo mês de 2022. No acumulado dos sete primeiros meses de 2023, o recuo foi de 1,8% nas comercializações, apontou o Sindicato Nacional da I

Jorge Barbosa (via Agência Estado)

·
Escrito por Jorge Barbosa (via Agência Estado)
Publicado em 07.08.2023, 17:47:00 Editado em 07.08.2023, 17:49:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas e cimento somaram 5,5 milhões de toneladas em julho, o valor representa uma queda de 0,7% em relação ao mesmo mês de 2022. No acumulado dos sete primeiros meses de 2023, o recuo foi de 1,8% nas comercializações, apontou o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), em balanço preliminar do setor.

continua após publicidade

Segundo o documento, o resultado indica um reflexo da instabilidade da economia brasileira, marcada por um prolongado cenário de juros em alto patamar, mesmo com o anúncio da redução da taxa Selic pelo Banco Central em agosto.

A venda de cimento por dia útil foi de 233 mil toneladas em julho, retração de 0,5% ao ano. O setor segue afetado por fatores domésticos relevantes que ainda impactam na recuperação.

continua após publicidade

"A dificuldade no acesso ao crédito em meio a taxa de juros elevada e a morosidade com relação às regulamentações do Minha Casa Minha Vida impediu uma melhor evolução do número de unidades financiadas e de lançamentos imobiliários", diz o balanço preliminar.

Apesar do cenário econômico ainda incerto, as perspectivas do setor para os próximos meses são positivas, na visão do SNIC. A aprovação do arcabouço fiscal, a tramitação da Reforma Tributária no Senado, a retomada de obras paradas e de infraestrutura, além do início do ciclo de redução da taxa de juros, são fatores que trazem maior segurança e previsibilidade ao setor, segundo o sindicato.

"A sazonalidade nas vendas do setor tem, historicamente, um desempenho mais positivo no segundo semestre e a queda na taxa básica de juros levam a indústria do cimento a projetar melhores resultados e minimizar as perdas registradas até julho deste ano", afirmou o presidente do SNIC, Paulo Camillo Penna.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vendas de cimento em julho caem 0,7% e somam 5,5 milhões de t"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!