Economia

Varejo paulistano cresce 2% em março ante fevereiro, revela ACSP

Da Redação ·

O varejo paulistano registrou alta de 2% em março, na comparação com o mês anterior. É o que aponta o Balanço de Vendas, indicador elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) com amostra da Boa Vista, que mede a movimentação no comércio.

continua após publicidade

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 77%, mas está longe de apontar para um cenário otimista. Marcel Solimeo, economista da ACSP, explica que a base de comparação é fraca, já que há um ano o comércio cumpria medidas restritivas de funcionamento.

O IEGV/ACSP ainda comparou a movimentação do varejo deste primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período de 2019, quando ainda não havia pandemia. Os dados apontaram queda de 2%, o que mostra desaceleração da atividade econômica.

continua após publicidade

"Essa desaceleração se deve à alta da inflação. O que se espera é que a injeção de recursos extras, como o Auxílio Brasil e a antecipação do FGTS, contribua para a retomada da atividade econômica e consumo das famílias que têm perdido poder compra pelo aumento da inflação", diz Solimeo.