MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vamos buscar NDB por estudo de viabilidade de fibra ótica submarina, diz Luciana Santos

O Brics vai estudar a viabilidade de um cabo de fibra ótica submarino que faça a cobertura do Sul Global, atingindo todos os países que desejarem, disse há pouco a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O estudo de viabilidade

Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 06.07.2025, 17:05:00 Editado em 06.07.2025, 17:18:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Brics vai estudar a viabilidade de um cabo de fibra ótica submarino que faça a cobertura do Sul Global, atingindo todos os países que desejarem, disse há pouco a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. O estudo de viabilidade deverá ser feito pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, conforme a ministra.

continua após publicidade

A ministra participa da cúpula de chefes de Estado do Brics, que acontece no Museu de Arte Moderna (MAM), na zona sul do Rio. "O Brics está convencido de que nós temos que partilhar infraestrutura e temos que partilhar desenvolvimentos de soluções. Então, nesse sentido, nós decidimos, no encontro que houve dos ministros do Brics, fazer um estudo de viabilidade de um cabo submarino de fibra ótica", afirmou.

"Nós estamos num tempo 'dadocêntrico', no qual os dados são decisivos para uma agenda de desenvolvimento dos países. Nós temos que ter um cabo próprio", comentou. Conforme a ministra, atualmente, os cabos de fibra ótica são muito concentrados no Norte Global. "Queremos garantir que essa fibra ótica circule todo o Sul Global que assim quiser", afirmou a ministra a jornalistas.

continua após publicidade

Indagada sobre o valor do projeto, ela afirmou que a cifra deve ser determinada pelo estudo a ser realizado pelo NDB e lembrou que o MCTI prevê investimentos de R$ 23 bilhões, até 2028, no Plano Nacional de Inteligência Artificial.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vamos buscar NDB por estudo de viabilidade de fibra ótica submarina, diz Luciana Santos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!