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Valor por km do pedágio do túnel Santos-Guarujá será 9 vezes superior ao da Ponte Rio-Niterói

A tarifa base de pedágio que será cobrada no túnel Santos-Guarujá será, considerando a extensão, proporcionalmente nove vezes mais cara que a cobrada de motoristas na Ponte Rio-Niterói, obra de infraestrutura que também teve custos bilionários. O edital

Luiz Araújo e Circe Bonatelli (via Agência Estado)

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Escrito por Luiz Araújo e Circe Bonatelli (via Agência Estado)
Publicado em 27.02.2025, 12:16:00 Editado em 27.02.2025, 12:25:17
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A tarifa base de pedágio que será cobrada no túnel Santos-Guarujá será, considerando a extensão, proporcionalmente nove vezes mais cara que a cobrada de motoristas na Ponte Rio-Niterói, obra de infraestrutura que também teve custos bilionários.

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O edital de concessão do túnel estabelece base de R$ 6,15 para que se percorra 1,5 km. A cada km, portanto, será cobrado o equivalente a R$ 4,1. Na Ponte Rio-Niterói a tarifa base atual é de R$ 6,20 para seus 13,3 km, equivalente a R$ 0,46.

As obras do túnel são estimadas em R$ 6 bilhões. Em valores atualizados, a ponte inaugurada em 1974 custou R$ 9 bilhões.

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O túnel terá cobrança de pedágio na ida e na volta. O valor base apresentado no edital é de R$ 6,15 para carros, R$ 3,07 para motos e R$ 18,35 para ônibus e caminhões de dois a três eixos.

Na prática, devem ficar acima disso, uma vez que o edital prevê que os valores sejam corrigidos pela inflação daqui até o começo da operação na via.

No túnel, não haverá praça de cobrança. Em vez disso, será instalado um sistema automático livre (o chamado free flow), em que um sensor envia a cobrança para determinada conta. Também está previsto que a concessionária instale um radar fixo para controle de velocidade no túnel.

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O edital prevê a possibilidade de criação de planos com valores específicos para diferentes categorias de usuários, dias da semana e horários - embora não haja detalhes de quem poderia ser beneficiado. O plano requer aprovação da agência reguladora e do poder concedente.

Projeto

Incluído no Novo PAC, o túnel será a maior obra do programa federal. Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com a nova estrutura, a travessia será feita em poucos minutos, reduzindo filas e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos.

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Toda a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa. Haverá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano.

Conforme apurou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), oito empresas já demonstraram interesse em participar do leilão.

São elas: a espanhola Acciona, que é a concessionária responsável pela futura Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo; a multinacional China Communications Construction Company (CCCC); o grupo Concremat; a EcoRodovias; a EGTC Infra; o grupo português Mota Engil; o Novonor (antiga Odebrecht); e Webuild da Itália.

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