MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vale inicia testes para desenvolver caminhão off-road movido a etanol e diesel

A Vale, em parceria com a Cummins e a Komatsu, iniciou o comissionamento de uma célula de testes de etanol para desenvolver um caminhão do tipo off-road movido a etanol e diesel. O projeto visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e faz parte do

Vinícius Novais (via Agência Estado)

·
Escrito por Vinícius Novais (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 11:51:00 Editado em 05.06.2025, 11:59:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Vale, em parceria com a Cummins e a Komatsu, iniciou o comissionamento de uma célula de testes de etanol para desenvolver um caminhão do tipo off-road movido a etanol e diesel. O projeto visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e faz parte do programa Dual Fuel para adaptar os motores a diesel já instalados nos caminhões da Komatsu para poder operar com uma mistura dos dois combustíveis.

continua após publicidade

Os caminhões serão os primeiros veículos de tal porte, capazes de transportar de 230 a 290 toneladas de minério, a funcionar com etanol.

O objetivo é que os veículos possam utilizar até 70% de etanol na mistura, o que diminuiria em 70% as emissões de CO2.

continua após publicidade

Os testes no motor QSK60 devem seguir no laboratório até 2026, quando se iniciam os testes de campo. Dentre os equipamentos de mineração, os caminhões são os que mais consomem diesel.

"As mineradoras que utilizam combustíveis alternativos podem usar sua infraestrutura existente e aproveitar sua frota, instalações e equipe atuais", destaca Luke Mosier, líder do programa de inovação da Cummins.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vale inicia testes para desenvolver caminhão off-road movido a etanol e diesel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!