MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vale e Porto do Açu assinam acordo para desenvolver hub para produção de HBI

A Vale informou nesta terça-feira, 26, que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Porto do Açu Operações para estudar o desenvolvimento de um hub (Mega Hub) no Porto, localizado em São João da Barra (RJ), para produção de HBI (hot briquetted iro

Beth Moreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Beth Moreira (via Agência Estado)
Publicado em 26.09.2023, 09:59:00 Editado em 26.09.2023, 10:02:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Vale informou nesta terça-feira, 26, que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Porto do Açu Operações para estudar o desenvolvimento de um hub (Mega Hub) no Porto, localizado em São João da Barra (RJ), para produção de HBI (hot briquetted iron ou ferro-esponja) via a rota de redução direta.

continua após publicidade

Segundo a empresa, o Mega Hub deverá receber em um primeiro momento pelotas da Vale e poderá futuramente contar com uma planta de briquete de minério de ferro para atendimento da planta de redução direta do local. "Com esse compromisso firmado, as empresas buscarão atrair investidores e clientes que construam e operem a planta de redução direta, com uso de gás natural, que já estará disponível no Porto do Açu, e a possibilidade de convertê-la no futuro para hidrogênio verde, produzindo HBI com emissão de carbono próxima a zero", diz a mineradora.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Vale afirma que a iniciativa é pioneira ao contemplar um estudo técnico coordenado pelo Porto do Açu e acadêmicos do setor, que propõem a utilização de HBI como carga parcial em altos-fornos, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e aumentando a produtividade do processo siderúrgico sem a necessidade de substituição dos ativos produtivos existentes, como os próprios altos-fornos e as aciarias. Hoje, o HBI é mais comumente utilizado em fornos elétricos a arco. O uso do HBI nesse tipo de forno permitirá ao parque siderúrgico brasileiro uma transição mais suave no processo de descarbonização.

continua após publicidade

Segundo a mineradora, o acordo com o Porto do Açu é mais um passo da Vale para desenvolver no Brasil o modelo dos Mega Hubs, complexos industriais voltados à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono, que está sendo implantado pela empresa em três países do Oriente Médio (Arábia Saudita, Emirados Árabes e Omã).

"Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial para ser um polo da siderurgia de baixo carbono. Temos minério de ferro de alta qualidade, reservas de gás natural abundantes e potencial para desenvolver o hidrogênio verde. Como uma empresa brasileira, a Vale busca se associar a empreendimentos que contribuam nessa direção. Queremos ser indutores da 'neo-industrialização' do Brasil, que será baseada na indústria verde", afirma o vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro, Marcello Spinelli, no comunicado.

Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina, segundo a Vale. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vale e Porto do Açu assinam acordo para desenvolver hub para produção de HBI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!