MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Vale compra participação de 50% da siderúrgica chinesa Baoshan na mineradora Baovale

A Vale comprou a participação de 50% da siderúrgica chinesa Baoshan Iron & Steel Co na mineradora Baovale e passou a controlar 100% da empresa, numa operação cujo valor não foi informado. A transação ainda está em análise no Conselho Administrativo de Def

Juliana Garçon (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliana Garçon (via Agência Estado)
Publicado em 06.02.2025, 17:31:00 Editado em 07.02.2025, 06:30:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Vale comprou a participação de 50% da siderúrgica chinesa Baoshan Iron & Steel Co na mineradora Baovale e passou a controlar 100% da empresa, numa operação cujo valor não foi informado. A transação ainda está em análise no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

continua após publicidade

"Em 2024, a Vale comunicou à Baosteel sua intenção de exercer a opção de compra. O contrato foi assinado e notificado ao Cade em janeiro, e está em análise pelo órgão", disse a Vale em nota ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A mineradora Baovale foi criada em 2001, como uma joint venture (empreendimento conjunto de empresas) para a exploração da mina de Água Limpa (MG).

continua após publicidade

A operação já previa uma opção de compra pela Vale, após 20 anos, da fatia pertencente à Baoshan por um valor predeterminado.

Em nota a companhia informou apenas que o "prazo foi adiado por mais três anos", sem explicar o motivo nem informar valores.

A Baovale foi criada com investimento de US$ 38 milhões, sendo metade aplicada pela Vale; e a outra metade, pela Baoshan.

"O contrato foi assinado e notificado ao Cade em janeiro, e está em análise pelo órgão", afirmou a Vale. "A conclusão da transação, sujeita à aprovação do Cade, não terá impacto na operação, visto que a mina de Água Limpa já era operada integralmente pela Vale, como parte de um acordo de arrendamento assinado no momento da criação da Baovale."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vale compra participação de 50% da siderúrgica chinesa Baoshan na mineradora Baovale"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!