MAIS LIDAS
VER TODOS

ECONOMIA

Vale a pena investir no Bitcoin em 2022?

O Bitcoin tem conquistado o mundo nos últimos anos. Esta moeda digital, popular entre investidores e comerciantes, impressiona pela facilidade com que pode multiplicar seu patrimônio fazendo pequenos investimentos. Mas o Banco da Inglaterra já fez uma

Da Redação

·
Vale a pena investir no Bitcoin em 2022?
Icone Camera Foto por Executium via Unsplash
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2022, 10:27:18 Editado em 19.01.2022, 10:27:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Bitcoin tem conquistado o mundo nos últimos anos. Esta moeda digital, popular entre investidores e comerciantes, impressiona pela facilidade com que pode multiplicar seu patrimônio fazendo pequenos investimentos. Mas o Banco da Inglaterra já fez uma advertência: a bolha Bitcoin - e a de muitas outras criptomoedas - poderia muito facilmente estourar, deixando os investidores sem nada.

continua após publicidade

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma criptomoeda que foi criada em 2009, inicialmente como um sistema de caixa eletrônico peer to peer (ponto a ponto). Entretanto, logo cresceu e se tornou uma das criptomoedas mais importantes do mundo.

continua após publicidade

Atualmente, as criptomoedas, e especialmente o Bitcoin, estão conquistando o mundo. Por exemplo, no Brasil, o número de investidores em criptomoedas dobrou entre ano 2020 e 2021, e estima-se que os brasileiros têm R$276 bilhões em cripto, o triplo de ações dos EUA. Em El Salvador, o Bitcoin é aceito como moeda oficial (uma experiência que muitos pensam ter falhado), e existem até cassinos Bitcoin onde você pode apostar seu dinheiro virtual.

Então, onde está o problema, se o dinheiro continua aumentando?

continua após publicidade

Qual é o problema com o Bitcoin?

O problema é que o Bitcoin se torna viciante. Quando você acorda e vê que seu dinheiro aumentou significativamente, é fácil cair na tentação de deixá-lo mais um dia para ver o que acontece, e o risco disso é que você pode perder tudo, como informou recentemente o Banco da Inglaterra.

continua após publicidade

Isto foi demonstrado recentemente quando o Omicron, a nova variante do coronavírus, fez com que todas as ações - incluindo as criptomoedas - caíssem drasticamente, após atingir um pico de US$67.000 por Bitcoin no início de novembro. Desde então, ele se estabilizou, mas devido à situação instável dos últimos anos, não há garantia de que isso não continue acontecendo.

continua após publicidade

Advertência do Banco da Inglaterra

O Banco da Inglaterra advertiu aos investidores interessados que, como não há uma estrutura rígida para o funcionamento do Bitcoin, simplesmente não há garantias. Muitos jovens que não têm certeza sobre como funciona o mundo dos investimentos estão colocando suas economias de vida nessas criptomoedas, o que é arriscado.

Sir John Cunliffe, o vice-governador do Banco da Inglaterra, foi citado dizendo: “Seu preço pode variar consideravelmente e [Bitcoins] poderia teoricamente ou praticamente cair para zero”.

continua após publicidade

Outra questão expressada pelos colegas do banco, é que o Bitcoin não é uma moeda e “não tem se desempenhado tão bom quanto o dinheiro” (fonte: Bank Underground). Ele continua a descrever como a criptomoeda é um fenômeno novo e que carece de muitas das características que uma moeda geralmente tem, especificamente, que ela não preserva o poder de gasto do dinheiro.

continua após publicidade

Além disso, as moedas Bitcoins são extraídas usando software e hardware, e este não é um processo indefinido. O último Bitcoin será minerado em algum momento. Mas ainda faltam vários anos para isso - está planejado para acontecer em 2140 (provavelmente nem estaremos mais aqui). A economia do Bitcoin pode mudar substancialmente por causa disso.

continua após publicidade

Por que o Banco da Inglaterra está dizendo isto?

O Banco da Inglaterra faz verificações de saúde financeira do país regularmente. Este ano, descobriu que mais pessoas investiram em criptomoedas do que nunca. Outras advertências que o banco deu incluem o aumento da inflação, e que as notas antigas estão se tornando obsoletas.

O que o banco principalmente que é alertar as pessoas. Muitas pessoas, principalmente adultos mais jovens, estão colocando muito dinheiro em criptomoedas no momento. Mas, as criptomoedas não são um investimento tão confiável quanto as pessoas pensam.

As alternativas? As ações tradicionais podem sempre subir e descer, mas há excelentes oportunidades de investimento nelas. Ou, investir em uma casa ou potencialmente um negócio também continua sendo uma boa maneira de ganhar dinheiro.

Os Bitcoins são uma alternativa interessante de experimentar, e algumas pessoas realmente ganharam uma boa quantia de dinheiro com eles. Mas, como tudo na vida, é importante não colocar todos os seus ovos, embora virtuais, em uma cesta só.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Vale a pena investir no Bitcoin em 2022?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!